Que as lojas online dispõem de mais ferramentas para conhecer o comportamento do consumidor, não restam dúvidas. Mas o varejo físico não pode ficar atrás. Existem alguns indicadores que podem ajudar nessa tarefa, o que permite definir estratégias mais assertivas. Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics, aponta alguns índices que devem ser medidos:
Fluxo: existem tecnologias que identificam o número de pessoas que entram na loja, permitindo reavaliar os produtos e preços a serem expostos
Permanência: é o tempo médio da visita dentro do estabelecimento. Uma taxa de permanência alta com baixo número de vendas pode significar que o cliente não encontra o que procura, por exemplo. Também é possível mensurar os horários de pico e trabalhar para que o atendimento seja mais eficiente
Frequência/lealdade: a média de visitas de um consumidor à loja é essencial para avaliar a fidelidade dos clientes. Um consumidor bem atendido e satisfeito torna-se leal à marca e costuma se tornar um comprador recorrente, fator fundamental para a boa saúde de um negócio
Visitantes únicos: considerando todas as pessoas que circulam em uma loja, encontramos funcionários, prestadores de serviços, seguranças e até aquelas que voltam apenas para retirar algo. A tecnologia consegue separar, por meio da identidade de cada dispositivo móvel, exatamente quantas pessoas passaram pelo estabelecimento uma única vez
Conversão: essa é uma das taxas mais importantes, tanto para o mercado online quanto para o varejo físico. Ela mensura dentre todos os visitantes da loja quantos de fato realizaram as compras.
Fonte: SM