Relação indústria e varejo inicia reação

 Relação indústria e varejo inicia reação

O relacionamento começa a melhorar, apesar do retrocesso imposto pela crise em anos anteriores, indica pesquisa recente da consultoria Advantage

A crise que separa pode também unir. Se, no ano passado, as dificuldades impostas pela economia fizeram retroceder muitos ganhos no relacionamento entre varejo e indústria, em 2017, começa a haver indícios de uma melhora. Estudo da consultoria Advantage com 110 empresas do varejo alimentar e 107 fornecedores constatou que houve uma aproximação de direções entre esses dois elos da cadeia na busca por resultados efetivos. Ou seja, mesmo olhando para o curto prazo, foram tomadas decisões para aumentar o sell out, com o objetivo de minimizar as perdas em vendas geradas pela queda na renda do consumidor. “Houve uma ligeira reação no relacionamento, pois a indústria e o varejo não estão parados. Há situações em que se desce dois degraus para depois subir três”, analisa Ana Fiorati, executiva da consultoria Advantage.

orça entre as altas lideranças tanto do varejo quanto da indústria. Segundo Ana, varejistas e fornecedores buscaram, em conjunto, maneiras de entender o shopper e de ser mais assertivos nas ações realizadas em loja. “Na visão do varejo, o fabricante procurou entender ‘in loco’ as necessidades do shopper. Temas referentes à ativação no PDV tornaram-se mais relevantes na pesquisa deste ano”, comenta a executiva.

Uma das estratégias mais citadas no estudo foi a maior utilização dos programas de fidelidade (CRM). A iniciativa surge como uma resposta ao excesso de promoções, que ainda acontece com frequência. “Há uma busca por formas mais inteligentes de realizar as ofertas. Ao trabalhar as ações para um grupo de pessoas selecionadas, os dois lados otimizam investimentos. Os descontos são concedidos a quem é fiel à categoria ou para trazer novos consumidores para um determinado segmento”, explica Ana.

A executiva da Advantage faz, no entanto, uma ressalva. “As promoções não estão proibidas. O que não pode acontecer são as ofertas desnecessárias, aquelas em que o shopper compraria o produto mesmo com preço normal. No estudo, algumas indústrias citaram o fato de quase todas as marcas de uma única categoria estarem em promoção”, alerta a especialista. “É preciso entender quais ações promocionais cumprem seu papel e agregam valor, além de identificar as que vão aumentar as vendas da categoria como um todo, as que irão complementar a cesta de compras do shopper e aumentar o tíquete médio, entre outros benefícios”, explica. A mesma linha de raciocínio vale para os packs, que também têm sido muito utilizados nestes tempos de crise. “Essa é uma estratégia que não compensa se houver uma transferência de estoque para a casa do consumidor e não resultar em um consumo adicional”, ressalta Ana. Segundo ela, outro cuidado é o preço do pack, já que ele não pode representar uma fatia muito grande do valor total que o cliente tem disponível para gastar. “Esse tipo de ação dá certo com, por exemplo, itens de indulgência e impulso, pois quem compra adquire uma quantidade maior e quem não consome acaba levando para casa.”

Outras iniciativas conjuntas para melhorar os resultados estão relacionadas ao mix. O levantamento aponta um esforço a quatro mãos para definir o sortimento mais adequado ao perfil de consumo de cada loja. Varejo e indústria também buscaram oferecer novos formatos de embalagens que se adaptassem às novas necessidades do brasileiro. Isso inclui desde versões menores para quem mora sozinho até mais baratas para as pessoas que desejam economizar. Por outro lado, itens premium, como cervejas especiais, ganharam importância, com o objetivo de rentabilizar a gôndola.

O estudo da Advantage identificou ainda as prioridades deste ano para varejo e indústria. Do lado dos super, hipermercados e atacarejos, a entrega do pedido completo e o prazo de recebimento se destacam, além da margem. “O varejo está preocupado com a sua sobrevivência e, para isso, ele depende de ter rentabilidade. Ou seja, de vender mais e de reduzir custos”, avalia a executiva. Já a indústria se volta principalmente para a execução das ações promocionais. “Um aspecto particularmente importante, apontado na pesquisa, foram os planos de negócios”, completa Ana. Esse tema subiu da 10ª colocação no ranking das prioridades em 2016 para a 6ª posição neste ano. “As lideranças reconhecem a importância de um relacionamento mais próximo no longo prazo, embora isso não se reflita sempre no dia a dia das negociações devido à necessidade de obter resultados imediatos.”

Já quanto a oportunidades de melhoria, um fator apontado no estudo da Advantage foram as políticas de canais. “Esse ponto foi um dos mais citados, pois o varejo está sentindo falta de uma diferenciação nos preços que garanta maior competitividade e contemple as diferentes características de cada canal”, explica Ana. Segundo ela, poucas indústrias conseguiram avançar nesse aspecto no último ano. “Apesar das adversidades da economia, é importante se voltar novamente para esse tema. Deve-se avaliar o papel de cada segmento na distribuição e estabelecer as políticas de precificação mais adequadas para cada um”, completa.

O estudo identificou ainda indústrias e varejistas que melhor desenvolvem um trabalho de colaboração. Para isso, um lado avalia o outro, atribuindo notas a diversos atributos que indicam o nível de relacionamento. Com base nessa avaliação, o levantamento indicou que as empresas que já tinham um trabalho maduro de cooperação conseguiram se beneficiar disso e mantiveram-se bem avaliadas por seus parceiros. Entre as varejistas que se destacaram, um ponto em comum é terem se mantido fiéis ao posicionamento de mercado, mesmo diante da crise econômica. Ao não se desviar de sua proposta, continuaram agregando valor à empresa, além de terem bons resultados.

Prioridades para a Industria

  • Execução promocional
  • Ruptura
  • Negócios lucrativos para ambos
  • Logística eficiente
  • Exposição nas lojas
  • Implemento de planos de negócio
  • Execução em todas as lojas
  • Facilidade de fazer negócios
  • Introdução de itens
  • Equipe qualificada


Prioridades para o Varejo

  • Margens
  • Fornecedor entende estratégias da rede
  • Prazo de recebimento
  • Acuracidade da entrega
  • Pedidos precisos
  • Ruptura
  • Plano de negócios
  • Cooperação/confiança
  • Facilidade de fazer negócios
  • Senso de urgência

 

Fonte: SM

ESS Assessoria

MAIS DE 12 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui