Oito inovações que vão transformar os negócios

Oito inovações que vão transformar os negócios

Após a era da máquina a vapor; da linha de produção em massa e da automação e informação, hoje vivemos a 4ª Revolução Industrial. A nova era é baseada na integração entre máquinas, TI e seres humanos conectados em tempo real. 

É o tempo das transformações digitais. E qual será o impacto dessa nova época nas empresas? 

Hoje, o desafio das companhias é se valer das inovações digitais para criar e entregar valor aos clientes, gerar novas fontes de receitas e reduzir custos.

Uma das premissas dos novos tempos é desenvolver novas experiências digitais aos consumidores e moldar a sua percepção de valor.

Um exemplo clássico é o Uber. A empresa de mobilidade urbana criou um serviço que elevou o parâmetro de satisfação dos usuários. Passageiros que experimentam o Uber podem deixar de perceber valor nos serviços tradicionais de táxi, por exemplo. 

“Sendo a inovação o principal motor de crescimento nas empresas, as companhias precisam enxergar o avanço tecnológico como um aliado para criar estratégias de inovação”, diz Paulo Santana, diretor da Forrester Research, empresa de pesquisa e consultoria tecnológica.

Um estudo recente da consultoria PwC listou oito tecnologias emergentes com potencial para transformar diversos setores da economia nos próximos anos – e que causarão impactos profundos na forma como as empresas operam. 
 

Drones

Dispositivos e veículos aéreos não tripulados não são novidades. No entanto, os drones estão ganhando novas utilidades. 

Equipamentos dotados de computador de bordo já podem voar de forma autônoma. 

Em junho passado, o Walmart apresentou testes de uso de drones para verificação de estoques. Drones com câmeras capturam imagens de armazéns, classificam e contabilizam os itens e informam quais produtos estão esgotados ou armazenados incorretamente. 

De acordo com Shekar Natarajan, vice-presidente do Walmart, o uso de drones pode reduzir o tempo de contagem de estoque de um mês para apenas um dia. 




 

Internet das Coisas (IOT)

A IoT é baseada em produtos, como máquinas e veículos, dotados de sensores, softwares e com conexão a internet. A IoT permite coletar e cruzar dados dos equipamentos, que podem ser monitorados e controlados por aplicativos móveis. 

A Whirlpool já vende no Brasil um refrigerador com temperatura interna monitorada. Quando o equipamento aquece, o consumidor recebe um sinal no smartphone – um aviso para quem esquece a porta da geladeira aberta, por exemplo. 
 

Realidade Virtual (RV)

A RV é uma simulação gerada por computador de uma imagem tridimensional. Por meio de óculos ou capacetes, o usuário explora um ambiente realista e imersivo e pode interagir com o espaço. 

A Tommy Hilfiger, varejista de moda, disponibiliza em sua loja de Nova York óculos de RV para os consumidores, que assistem desfiles de moda como se estivem sentados na primeira fila.

O uso de RV é uma forma de promover uma experiência de entretenimento na loja. 
 

Impressão 3D

A técnica de fabricação em camadas pode criar objetos tridimensionais com base em modelos digitas. As impressoras 3D podem gerar produtos de plásticos, metal, vidro e madeira.

Com o aperfeiçoamento da tecnologia, as impressoras podem ser uma ameaça as varejistas, pois os consumidores poderão criar produtos em sua própria casa, comprando modelos digitais das próprias fabricantes.
 

Inteligência Artificial (AI)

A AI é baseada em algoritmos de softwares capazes de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como percepção visual, reconhecimento de voz, tomada de decisões e traduções de idiomas. 

Máquinas dotadas de AI pode entender informações, planejar e agir de forma autônoma, adquirindo mais conhecimento e retroalimentando sua “inteligência” conforme expostas a novos dados. 



 

Realidade Aumentada (RA)

Recentemente, a tecnologia ganhou popularidade com a explosão do jogo Pokemon Go. A RA consiste na adição de informações e recursos visuais ao mundo físico. 

Utilizando um dispositivo, como um smartphone, o usuário pode visualizar informações gráficas sobre tarefas ou produtos. 

Num mercado, por exemplo, o cliente pode apontar o câmera do smartphone para um produto na prateleira e visualizar ficha técnica, comentários de outros consumidores, formas de pagamento e modelos similares na tela do celular. 
 

Blockchain

Quando surgiram, em 2009, as moedas virtuais criptografadas, as Bitcoins, eram vistas como uma tecnologia que poderia ser usada em transações para apoiar práticas ilegais, como tráfico de drogas e armas, devido a sua irrastreabilidade. 

O blockchain é a tecnologia que garante segurança e é a base das operações em bitcoins. É um formato de contabilidade eletrônica distribuída que usa algoritmos para registrar e confirmar transações de forma confiável e anônima.

Hoje, grandes empresas aceitam bitcoins como forma de pagamento, como Dell e Microsoft. 



Loja da Nestlé no Japão: robôs inteligentes conversam com clientes/reprodução.
 

Robôs

O uso de máquinas de automação, que ampliam ou assistem atividades humanas, estão expandindo sua aplicabilidade da indústria para outros setores.

No Japão, a Nestlé utiliza centenas de robôs para vender máquinas e cápsulas de café expresso. 

Os androides, do modelo Pepper, são humanoides com rodas e uma tela touchscreen posicionada no tronco. O Pepper, dotado de AI, é capaz de reconhecer face e voz e dar explicações sobre produtos de forma interativa, mantendo um diálogo com os consumidores. 

Fonte: DC

ESS Assessoria

MAIS DE 12 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui