Inteligência Artificial: seu supermercado pode lucrar com ela

Inteligência Artificial: seu supermercado pode lucrar com ela

Conquistar novos clientes, fidelizar o público atual, ampliar o leque de vendas e identificar tendências de consumo por perfil de consumidor. Esses são alguns benefícios proporcionados ao varejo pelas aplicações de inteligência artificial. De acordo com a pesquisa Notes From The AI Frontier , realizada em mais de 20 países pelo Mckinsey Global Institute , o potencial de geração de valor anual através do uso de inteligência artificial, em todos os setores da economia, é avaliado entre US$ 3,5 trilhões e US$ 5,8 trilhões.

Outra boa notícia é que, segundo o estudo, o comércio é um dos três setores que mais pode se beneficiar com a tecnologia, com uma geração de valor na casa dos US$ 800 bilhões ao ano em sua receita anual. Essas aplicações já se fazem presentes no varejo, que começa a se habituar com o uso da AI (Artificial Intelligence, em inglês). “Isso ocorre principalmente por causa da cadeia de marketing e vendas, que é a mais sensível aos avanços da inteligência artificial. O varejo é um heavy user desses recursos, devido ao contato direto com o consumidor”, afirma Rodrigo Cunha, sócio da Neurotech , empresa especializada na aplicação prática de inteligência artificial no mercado varejista brasileiro.

Segundo o especialista, a AI tem servido para a identificação do perfil de consumo e comportamento dos clientes, não somente por grandes cadeias internacionais do setor, mas também por redes varejistas brasileiras de médio porte. “As ofertas passam a atender exatamente à necessidade do consumidor. Ao tornarem-se mais assertivas, aumentam o ticket médio”, afirma Cunha.

Como funciona
A AI combina uma série de informações que possibilita personalizar a abordagem e o atendimento a clientes de determinados perfis. “É o que definimos como personas. A análise de clustering, técnica que agrupa dados semelhantes automaticamente, identifica os consumidores que têm maior aderência a um produto ou serviço. Assim, é possível não só aumentar a eficiência na aquisição de novos clientes, mas prevenir a perda de antigos”, explica o sócio da Neurotech.

Apoio na precificação
Outra funcionalidade importante da AI é otimizar as campanhas de marketing. “Há aplicações bem sofisticadas em uso. Elas combinam centenas de variáveis que possibilitam identificar os preços e promoções ideais. Como são variáveis importantes na decisão de compra do consumidor e, ao mesmo tempo, importantes para o varejista não perder margem, é fundamental monitorar a concorrência”, alerta Cunha. Tal acompanhamento auxilia na definição dos valores cobrados pelos produtos, que trarão um equilíbrio entre o que é praticado pela concorrência e o controle da margem.

Previsão de demanda
Com o recurso da inteligência artificial, a demanda passa a ser mais previsível, o que permite, por exemplo, aprimorar o controle de estoque e a reposição das gôndolas. “Na Neurotech, já tivemos experiência de relacionar clima e trânsito para prever o fluxo de lojas, o que se faz por meio da combinação de fontes públicas disponíveis na internet. Um grande conjunto de variáveis externas são usadas no País para prever a demanda”, ressalta o especialista.

Análise de crédito
Uma das soluções da Neurotech para o varejo é o Riskpack, capaz de analisar o risco de crédito de consumidores. Com o uso da AI, identifica em poucos segundos a real capacidade do cliente honrar o compromisso. Além de redzir a inadimplência, segundo a empresa, torna-se possível elevar o volume de negócios em razão da redução do tempo de espera para avaliação de risco, e também realizar mais concessões de crédito, uma vez que a ferramenta identifica bons pagadores mesmo entre pessoas que ainda aparecem negativadas nos bureaux de crédito.

Segundo a Neurotech, essa solução é usada hoje por mais de 100 redes varejistas, além de 40 instituições financeiras. Por mês, ela realiza mais de 105 milhões de analises de perfis para avaliação de risco e concessão de crédito. “O crédito tem que ser o alavancador do negócio e é preciso inserir o cliente com segurança, de modo rápido e preciso”, explica Domingos Monteiro, CEO da Neurotech. 

ESS Assessoria

MAIS DE 12 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui