O atendimento diferenciado, que possibilita uma proximidade maior com o cliente, é o destaque da administração do Mercado Brasco. A empresa foi criada por três universitários em 2013, cresceu e já pensa em novos desafios. A trajetória de sucesso se enquadra nos princípios do Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa lançada pelo Sebrae neste mês de agosto e que tem o objetivo de fortalecer as empresas e a economia de onde estão inseridas.
Para realizar o sonho de ter o próprio negócio, os três empreendedores, ainda na faculdade, encontraram conceitos diferentes para explorar um segmento com muito potencial e estimular os pequenos negócios.
Os sócios Gabriel Drumond, Arthur Bolacell e Honório Dias lançaram o Mercado Brasco em Porto Alegre, a partir do princípio de atendimento diferenciado e maior proximidade com o cliente.
“A ideia surgiu quando éramos estudantes. Estávamos insatisfeitos com o estágio que fazíamos e, em uma viagem a Londres, identificamos que os mercados de bairro, algo que tanto gostávamos, eram muito desenvolvidos por lá”, explica Daniel Drumond.
Oriundos do interior, onde a cultura do mercadinho de bairro é muito forte, observavam que por aqui ainda havia muitas lacunas. “Não são empresas estruturadas nesse sentido. Vimos, então, que seria uma boa oportunidade”, explica. A primeira unidade foi aberta no bairro Moinhos de Vento e, este ano, uma segunda unidade foi inaugurada no Jardim Europa.
No planejamento do Brasco, o princípio é contratar pequenos negócios como fornecedores, especialmente localizados nas proximidades. A justificativa está, entre diversas questões, na garantia de receber produtos com qualidade, pois não há necessidade de longas horas de transporte.
“Prezamos também o contato mais próximo. Nos relacionamos melhor dessa forma, sem contar que os pequenos muitas vezes não atendem às grandes redes, por isso, podemos conseguir preços melhores”, explica Drumond. A empresa não parou de crescer. Os sócios têm feito investimento em treinamento de equipe para o futuro terceiro endereço do Mercado Brasco.
Os pequenos negócios estão por toda parte e integram o dia a dia de qualquer pessoa. O mercado perto de casa, a papelaria e o restaurante são alguns exemplos. São eles que geram um grande número de empregos e dinamizam a economia, desenvolvendo, especialmente, as localidades onde estão inseridos. A campanha do Sebrae tem o 5 de outubro como Dia D, ocasião em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, em 1999. No Rio Grande do Sul as atividades já estão programadas.
Conforme explica a gerente de Atendimento Individual do Sebrae no Rio Grande do Sul, Viviane Ferran, “o Movimento quer mostrar ao público a importância de comprar do pequeno negócio, pois isso gera emprego ao entorno, as pessoas melhoram a sua qualidade de vida e a economia cresce”, disse.
Existem no Brasil mais de 10 milhões de empresas formalizadas, com faturamento anual de no máximo R$ 3,6 milhões por ano. No estado, o número é de 1,2 milhão de estabelecimentos, responsáveis por gerar 66% dos postos de trabalho e 33% de participação no Produto Interno Bruto (PIB).