Como manter as vendas do seu supermercado em alta nos próximos meses?

Como manter as vendas do seu supermercado em alta nos próximos meses?

O que fazer para manter as vendas do supermercado em alta durante os próximos meses?

Não é segredo para ninguém que o setor varejista – assim como todos os outros – está passando por uma montanha-russa nos últimos tempos. Em poucos meses, pudemos observar um grande aumento e, também, uma leve retração nas vendas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo cresceu 13,9% em maio, maior crescimento desde o início da série histórica da pesquisa, que teve início em janeiro de 2000.

Ainda assim, essa alta não foi o suficiente para o setor recuperar as perdas registradas em março e abril. Dessa forma, no acumulado do ano, o varejo registrou queda de 3,9%. Ademais, nos últimos 12 meses, o cenário é de estabilidade (0%).

Ou seja, apesar de todas as mudanças na rotina e no hábito de compras dos consumidores, o setor varejista ainda é um dos mais estáveis no país. Porém, a forma a qual os clientes passaram a se relacionar com as marcas mudou de maneira considerável.

Cabe a você, varejista, compreender essas mudanças e saber como aproveitar esse momento. Mas afinal, o que fazer para manter as vendas do seu supermercado em alta nos próximos meses?

Confira as nossas dicas e aprenda com esse momento de adversidade, aproveitando para aproximar o seu relacionamento com o seu cliente e alavancar as suas vendas.

Conheça e explore a tecnologia para manter o seu supermercado em alta

Primeiramente, já passou da hora de aceitar que a tecnologia veio para ficar de vez. Trazendo consigo infinitos canais de comunicação, vendas e possibilidades de interação com o cliente, a tecnologia visa facilitar a vida dos varejistas e dos seus clientes.

Ademais, com a mudança nos hábitos dos consumidores consolidada devido ao isolamento social, a utilização da tecnologia se fez ainda mais necessária.

De acordo com a publicação da Infobase Interativa com dados compilados da  Nielsen, Comscore, Global Web Index, Kantar e MindMiners, 13% da população brasileira comprou online pela primeira vez nos últimos meses. Ainda, outros 24% dos brasileiros estão fazendo mais compras online. E essa é uma tendência que veio para ficar.

Mesmo após a passagem da pandemia, é esperado que os consumidores mantenham alguns dos hábitos adquiridos durante esse período. Isso acontece principalmente porque até mesmo quem tinha mais ressalvas com as interações e compras online passou a compreender e a enxergar essa nova forma de vida com mais otimismo.

Compras online e relacionamento virtual: resistência no início, aceitação e apreciação com o passar do tempo

Sabemos que são vários os clientes passaram a comprar de forma online por “forças maiores”, e não por vontade própria. Afinal, foi a situação atual que fez com que eles precisassem mudar seus hábitos.

Eles não estavam insatisfeitos em fazer as compras de maneira presencial, entretanto, foi necessário mudar esse comportamento nos últimos meses. E é normal que essa mudança brusca cause resistência e desconforto – para ambos os lados:

  • Para os varejistas: eles podem não se sentir tão confortáveis para oferecer novas formas de vendas e canais de relacionamento com o público. Por vezes, são lojas que já existem há anos e possuem uma clientela fiel, mas que nunca fizeram grande esforço para adentrar ao mundo virtual. Neste cenário, há todo o cuidado de levar para o ambiente remoto a credibilidade e bom atendimentos já oferecidos nas lojas presenciais.
  • Para os clientes: nem sempre são pessoas familiarizadas com a internet e estão plenamente acostumados a fazerem suas compras de forma presencial. Podem não se sentir confiantes para fazer as compras online ou, até mesmo, não dominar as ferramentas tecnológicas. 

Ou seja, como você pode perceber, essa mudança repentina do ambiente físico para o virtual trouxe desconforto para ambos os lados. Contudo, apesar da resistência inicial, esse comportamento foi caindo no gosto dos consumidores em geral.

Os clientes passaram e entender que podem fazer o pedido do supermercado do conforto do seu lar, evitando a aglomeração. Também, viram que comunicar-se via ferramentas tecnológicas não é um bicho de sete cabeças, – muito pelo contrário!

chatbot, por exemplo, é uma das inúmeras ferramentas que pode ser utilizada para facilitar e agilizar a comunicação entre empresa e clientes. Ele traz vantagens para ambos os lados e pode ser um diferencial para o seu negócio.

Daqui para frente: o que fazer para manter o seu supermercado em alta?

Claramente, é impossível prever o futuro. Entretanto, existem aprendizados que podemos tirar deste período e que irão ajudar a manter o seu supermercado em alta durante os próximos meses.

Um dos pontos que já tocamos muito nesse texto é o do uso da tecnologia. Ela deve ser utilizada de forma adequada e bem aproveitada pelo seu negócio.

E como a tecnologia é uma ferramenta extremamente abrangente, o ideal é usá-la em diversos setores do seu varejo. Desde o cuidado para evitar a ruptura de estoque, passando pelo controle de vendas, gestão e segmentação de clientes, relacionamento com os consumidores, entre outros.

Dentre seus benefícios para o seu negócio, a tecnologia, quando bem aplicada, ajuda a minimizar erros humanos e, também, agiliza diversos processos do seu varejo. Pode auxiliar, inclusive, a economizar custos e a visualizar os pontos do seu negócio que podem ser melhorados.

ESS Assessoria

MAIS DE 12 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui