O que é SMS?
SMS é a sigla de Short Message Service. Em português, essa expressão pode ser traduzida como “Serviço de Mensagens Curtas”. Assim sendo, como o próprio nome sugere, SMS é uma ferramenta de comunicação utilizada para enviar textos curtos para os aparelhos celulares.
Desempenhando um papel importante no marketing das empresas, o sms no varejo pode ser usado para:
- Envio de campanhas promocionais segmentadas;
- Relembrar o seu cliente sobre a sua marca;
- Incentivar interações do seu cliente com o seu varejo.
- Complementar as estratégias de e-mail marketing e redes sociais, entre outros.
De entrega imediata, com leitura de no máximo 3 minutos e taxa de abertura que chega a até 98%, o SMS é uma importante ferramenta para a sua estratégia de comunicação e não deve ser deixada de fora.
7 dicas para usar SMS no varejo
1. Tenha o contato atualizado dos seus clientes
Ninguém gosta de receber SMS – ou qualquer tipo de mensagem pessoal, – de alguém que não pediu o seu contato. É invasivo e vai contra as boas práticas de comunicação.
Por isso é muito importante que você garanta que o seu cliente ofereça, de bom grado, o seu número pessoal de telefone celular. Quando o consumidor aceita fazer parte do seu Clube de Descontos, por exemplo, ele precisa oferecer o número de celular para o seu varejo.
Assim, você poderá utilizar esse número para enviar SMS’s relevantes e que mantenham o seu cliente por perto, ciente das ofertas especiais e campanhas da sua loja.
2. Objetivo bem definido – se possível, com um link ao final
O SMS no varejo deve ser enviado com o objetivo muito bem definido. Como as mensagens são curtas e devem ter, no máximo, 160 caracteres, é essencial que você pense bem em qual campanha irá enviar e como irá enviar.
Você pode apenas redigir algumas ofertas especiais em formato de texto. Porém, para melhores resultados, uma dica é você complementar o texto do SMS com um link que irá direcionar o cliente para o endereço digital que você deseja. Um exemplo é mandar o link de um tabloide digital, de um cupom de desconto, de uma landing page ou do seu site, informando a loja mais próxima para o cliente.
3. Crie senso de urgência
Para ter um resultado ainda melhor utilizando SMS no varejo, coloque um prazo de validade para as suas ações, criando um senso de urgência e de curiosidade no seu cliente. Por exemplo: “Só hoje você encontra o produto X por YY reais. Aproveite!”
4. Segmente para melhores resultados
O SMS no varejo é um meio de comunicação altamente pessoal, assim como o e-mail. Por isso, para que ele seja ainda mais valioso e traga resultados impressionantes para a sua marca, faça uma boa segmentação dos seus contatos.
A segmentação dos seus contatos é uma forma de você mostrar para o seu cliente que você sabe exatamente quem ele é e o que ele costuma comprar na sua loja. Esse conhecimento pode ser usado em datas comemorativas sazonais ou para ofertas para reativar, atrair e/ou fidelizar seus clientes. Confira alguns exemplos:
Data festiva – Dia da Mulher
- Segmentação: clientes mulheres à partir de 18 anos. Tanto clientes ativas quanto inativas.
- Exemplo de texto: “Feliz dia da mulher! Apresente esse SMS no caixa e ganhe 10% de desconto na sua compra de hoje”
Público específico – setor petshop
- Segmentação: pessoas que compraram no setor de petshop da sua loja nos últimos 3 meses.
- Exemplo de texto: “Ofertas exclusivas do Clube de Descontos [NOME DO MERCADO] para você, que ama seu pet! Acesse o link e confira: [link do encarte] Ofertas válidas até amanhã”
Reativação de clientes
- Segmentação: clientes inativos, que não visitaram a sua loja nos últimos 30 dias.
- Exemplo de texto: “[Primeiro nome], estamos sentindo a sua falta! Confira as ofertas exclusivas que preparamos para você: [link para ofertas]. Preços válidos até [uma semana de prazo]”. Aproveite!
Para os clientes inativos, resgate o histórico de compra deles, veja o que eles costumavam comprar e, dentro das suas limitações de valores, busque oferecer uma oferta imperdível.
5. Leia, releia, revise…
São é porque é curto que o SMS no varejo pode ser mandado “de qualquer jeito”. Muito pelo contrário!
Exatamente por ser um meio de comunicação altamente objetivo e direto, é fundamental que você tenha uma grande atenção com a língua portuguesa e a ortografia da sua mensagem. Aposte em textos curtos, de fácil entendimento e que não deixem espaço para dúvidas ou duplos sentidos.
Por isso: escreva, leia, releia, revise e peça a opinião de outras pessoas para garantir que a sua SMS no varejo está impecável.
6. Não seja inconveniente ao mandar SMS no varejo
Você ter o contato e a autorização dos seus clientes não é o desculpa para bombardeá-los de mensagens ou enviá-las em horários inadequados. Assim sendo, não seja aquela marca inconveniente, que manda SMS após o horário comercial ou com mensagens que não possuem um conteúdo relevante para o seu cliente, apenas “enchendo linguiça”.
7. Mensure os resultados das suas ações
Como saber se as campanhas de SMS feitas pelo seu varejo estão efetivamente funcionando? Metrificando e mensurando os resultados dela.
Ter esses dados é fundamental para garantir que as suas campanhas não sejam feitas baseadas em “achismos” e, principalmente, para você definir quais ações podem ser mantidas daqui para frente, quais devem ser melhoradas e quais podem ser descartadas.