4 dicas para arrumar o supermercado e ter mais lucro

4 dicas para arrumar o supermercado e ter mais lucro

Saber como arrumar o supermercado pode fazer toda a diferença tanto para a sua loja vender mais quanto para melhorar a experiência de compra dos clientes. 

Afinal, ao mesmo tempo que os shoppers desejam encontrar aquilo que procuram de maneira fácil e prática, também é importante que você saiba a melhor maneira de posicionar os produtos, atraindo mais atenção para aqueles que podem gerar mais lucro para o seu negócio.

Nesse cenário, encontrar um equilíbrio e conhecer boas práticas para arrumar o supermercado é algo que pode trazer resultados quase que imediatos para o seu negócio. Vamos tentar? Acompanhe nossas dicas abaixo! 

4 dicas para arrumar o supermercado com maestria

1. Na entrada da loja, aposte nos produtos mais lucrativos e vá seguindo para os menos lucrativos 

Essa é uma tática muito importante para arrumar o supermercado e evidenciar mais os produtos que trazem mais lucro para o seu negócio. confira este exemplo:

“Se for arrumar os ketchups na loja, comece com os mais caros na entrada da loja para o fundo da loja indo para os mais baratos”

Ou seja: em uma prateleira que esteja virada para a entrada da loja devem estar primeiramente os produtos mais caros, seguidos pelos mais baratos.

2. Saber em qual altura posicionar os produtos é extremamente importante na hora de arrumar o supermercado

Os produtos nas gôndolas devem ser posicionados em alturas estratégicas. Para você compreender melhor: 

Acima da cabeça

Produtos de menor visibilidade. Ou seja, ideal para colocar mercadorias de menor interesse dos consumidores e do seu varejo.

Altura dos olhos

Também conhecido como “área nobre”, é o local em que ficarão posicionados os produtos com melhor margem de lucro para o seu varejo. Ou seja, os mais caros. Como o campo de visão dos clientes atinge diretamente este nível, as compras por impulso são maiores. Aproveite esse conhecimento e coloque essa dica em prática! 

Linha da cintura

Apesar de não ser a “área nobre”, também é muito vista pelos consumidores. Aproveite para colocar aqui os produtos de grande procura, mas que tenham um valor um pouco mais baixo que os da “altura dos olhos”.

Abaixo da cintura

Essa altura já não está mais no campo de visão dos clientes. Por isso, aqui você deve posicionar as mercadorias mais baratas e que fazem sucesso com os consumidores. Assim, mesmo que os produtos não estejam tão “visivelmente” posicionados e não sejam visualizados em uma primeira olhada rápida, os shoppers tendem a procurá-los e achá-los da mesma maneira. Afinal, são produtos essenciais ou mais baratos. 

Chão

Ao arrumar o supermercado, reserve a área do chão apenas para os produtos pesados. Assim, serão evitados possíveis acidentes.

Dica extra: atenção ao público-alvo dos produtos! 

Na hora de arrumar o supermercado e posicionar as mercadorias nas prateleiras, lembre-se quem é o público-alvo daquele produto. 

Por exemplo: produtos que chamam a atenção das crianças devem ser colocados na altura de visão delas, e não dos adultos. Assim sendo, posicione essas mercadorias de forma estratégica, ideal para atrair o olhar e a atenção dos pequenos.

3. Ao arrumar o supermercado, dê atenção aos pontos extras de venda

Além de arrumar as prateleiras e gôndolas “tradicionais”, saber como utilizar os pontos extras do seu supermercado é muito importante.

Explicando de maneira breve, os pontos extras são aqueles que acomodam os produtos fora da sua seção “tradicional”. Ou seja, locais em que as mercadorias ficam expostas além da gôndola voltada para itens daquela natureza. 

Por exemplo, com a chegada do coronavírus, diversos supermercados passaram a posicionar o álcool em gel em pontos extras. Ele podia, sim, ser encontrado na seção de limpeza. Porém, também passou a ser visto em outras sessões.

O supermercado pode ter diversos pontos extra valiosos. Dentre eles, destaque para: 

  • Ilhas promocionais;
  • Ponta de gôndola;
  • Frente de caixa (ou check stand);
  • Clip strip.

Saber como usá-los de maneira inteligente pode fazer toda a diferença na hora de arrumar o supermercado. Isso porque os pontos extra, quando bem montados, são excelentes estratégias para:

  • Aumentar o ticket médio das compras;
  • Vender produtos que estavam parados;
  • Apresentar produtos que são novidade;
  • Atrair mais atenção para alguma mercadoria específica, entre outros.

4. Conheça muito bem o seu cliente!

Todas as dicas que citamos acima ganham ainda mais valor quando você conhece o seu cliente. E por “conhecer o seu cliente” nós estamos querendo dizer: conhecê-lo por meio de dados concretos e metrificáveis.

Por exemplo, ao citar que você deve colocar “na linha da cintura os produtos de grande procura”, é essencial que você saiba quais são esses produtos, certo? E, para isso, é preciso conhecer os hábitos e o comportamento de compra dos seus consumidores. Esse é apenas um exemplo, mas conhecer o seu cliente é algo que tornará toda e qualquer estratégia de venda mais poderosa, assertiva e lucrativa para o seu negócio.

Neste cenário, fazer uma Gestão de Clientes eficiente é a melhor saída para o seu supermercado. Afinal, é com esse conhecimento que você saberá quais são os produtos mais adequados para serem colocados nas posições estratégicas da sua loja, e, assim, terem uma saída melhor. 

Pronto para  arrumar o supermercado de maneira vencedora? 

Com essas dicas você está mais do que preparado para arrumar o supermercado, melhorar a experiência do cliente e aumentar suas vendas. Tenha sempre em mente que ele é o maior ativo da sua empresa e deve ser o foco das suas estratégias. 

ESS Assessoria

MAIS DE 12 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui