O setor de frutas, legumes e verduras (FLV) do supermercado é, em grande parte dos casos, o mais rentável da loja. Mas afinal, como montar uma sessão completa e que atraia os clientes? Além disso, o que não pode faltar em um hortifrúti?
Inclusive, de acordo com informações da Hortifruti Brasil, o hortifruti pode ser responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado de varejo. Por isso, montar um hortifrúti atraente pode fazer toda a diferença para melhorar os resultados da sua loja.
Assim sendo, é para te ajudar nessa missão que preparamos este texto. Dessa forma, acompanhe e inspire-se para montar um hortifrúti impecável para o seu varejo.
O que não pode faltar em um hortifrúti? Anote a lista:
Primeiramente, antes de seguir para a lista de FLV que deve fazer parte do seu mix de produtos, vamos ressaltar um ponto de extrema importância (e que exploraremos de forma mais completa ao final do texto): o Brasil é um país extremamente grande e conta com muitos regionalismos e sazonalidades ao longo do ano.
Dito isso, ao citar o que não pode faltar em um hortifrúti, selecionamos aqueles alimentos que consideramos importantes para garantir que o seu setor promova uma experiência mais positiva e completa aos seus consumidores. Entretanto, esses insumos mudam de acordo com a época do ano e, também, com a localização da sua loja. Ok?
O que não pode faltar em um hortifrúti: frutas
- Abacate;
- Abacaxi;
- Ameixa;
- Banana;
- Caqui;
- Coco;
- Goiaba;
- Kiwi;
- Laranja;
- Limão (tahiti, sisciliano);
- Maçã;
- Mamão;
- Manga;
- Maracujá;
- Melancia;
- Mexerica (bergamota);
- Melão;
- Morango;
- Pera;
- Pêssego.
- Uva.
O que não pode faltar em um hortifrúti: legumes
Bulbos:
- Alho;
- Cebola.
Frutos variados:
- Abóbora
- Abobrinha;
- Berinjela;
- Chuchu;
- Ervilha;
- Jiló;
- Milho;
- Pepino e pepino japonês;
- Quiabo;
- Tomate.
Raízes e tubérculos:
- Batatas (inglesa, doce e salsa),
- Beterraba;
- Cenoura;
- Gengibre;
- Inhame;
- Mandioca.
O que não pode faltar em um hortifrúti: verduras
- Acelga;
- Agrião;
- Alcachofra;
- Alfaces variados;
- Brócolis;
- Coentro;
- Couve;
- Couve-flor;
- Espinafre;
- Mostarda
- Repolho;
- Rúcula.
6. dicas para aumentar as vendas do setor de hortifrúti
Pois bem, além de saber o que não pode faltar em um hortifrúti, também vamos te ajudar a aumentar o faturamento no setor. Confira nossas dicas:
1. Faça um dia da semana com ofertas dedicadas ao setor
Que tal dedicar um dia da semana para fazer campanhas e ofertas no departamento? É possível criar a “Terça do Hortifruti” ou “Quarta Verde”, por exemplo.
Neste tipo de ação, é possível:
- Abaixar o preço de todos os produtos do setor;
- Selecionar os insumos que estarão mais baratos no dia;
- Fazer ofertas exclusivas para os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos, estimulando mais consumidores a se cadastrarem.
2. Aposte em produtos sempre frescos
Além de saber muito bem o que não pode faltar em um hortifrúti, é essencial garantir que o setor esteja sempre muito bem abastecido, com produtos frescos, organizados e limpos.
Assim sendo, use as cores dos legumes, frutas e verduras a seu favor, criando um ambiente colorido e atrativo para os clientes. Além disso, não hesite em designar alguém da sua equipe para garantir que o hortifrúti esteja sempre apresentável. Ou seja: sem alimentos no chão ou amassados.
3. Faça cross selling e comercialize produtos complementares
Fazer ações de cross selling no seu hortifrúti pode trazer muitos benefícios para a sua loja.
Alguns dos exemplos são:
- Limão, açúcar e cachaça;
- Banana, mel e aveia;
- Morango com creme de leite ou leite condensado;
- Ralador perto dos legumes;
- Azeite e vinagre perto das verduras;
- Tempero próximo dos legumes;
- Queijo pecorino, azeite e alho poró;
- Abridor de coco perto do coco;
- Socador de alho junto com o alho;
- Vodka com kiwi ou outras frutas;
- Abacaxi com hortelã.
4. Foque na regionalidade e nos produtos da época
O Brasil é um país muito grande e é possível observar muitas diferenças e particularidades na alimentação de acordo com a época do ano e região em que fica a sua loja. Por isso, quando falamos sobre o que não pode faltar em um hortifrúti, dê atenção para este fato.
Exemplo real: pinhão na região sul
Nas épocas mais frias do ano, é comum que o pinhão, por exemplo, faça muito sucesso na região sul e passe a ser procurado pelos consumidores quando eles vão ao mercado.
Assim sendo, se a sua loja fica localizada em lugares em que o pinhão faz sucesso, é importante encontrar formas de comercializá-lo. Além disso, que tal mostrar em suas redes sociais que você já conta com o produto em sua loja? Aliás, você pode sugerir receitas com esta iguaria e/ou perguntar a forma a qual os seus seguidores preferem consumir o pinhão.
Entretanto, vale lembrar que o pinhão é apenas um exemplo de um alimento sazonal e regional que pode ajudar a deixar o seu mix de produtos mais rico. Dessa forma, fique sempre atento à essas possibilidades para trazer novos consumidores para a sua loja e, também, ajudar a fidelizar aqueles que já são fiéis.
5. Reaproveite alimentos e transforme-os em outros produtos
Reaproveitar o tomate e transformá-lo em tomate seco. Mas, além do tomate, é possível aproveitar diversas frutas e, também, transformá-las em geleia ou em suco.
Isso faz com que, além de você evitar a perda de produtos, ainda gere valor para a sua marca e crie novos produtos artesanais do seu supermercado. Incrível, não é mesmo?
6. Divulgue, divulgue, divulgue!
Agora que você já sabe o que não pode faltar em um hortifrúti, é importante mostrar esse conhecimento para os seus clientes. Neste cenário, algumas ações que você pode fazer são:
- Usar as redes sociais para mostrar o quão frescos são os seus produtos. Tire fotos e faça stories que exibam o cuidado da sua loja com o FLV e sempre ressalta as ofertas do dia;
- Desenvolva postagens com receitas que utilizem esses alimentos e, também, falem sobre os benefícios deles para a saúde
- Faça campanhas segmentadas e exclusivas para clientes que costumam comprar insumos do setor, convidando-os para aproveitar as ofertas do seu supermercado;
- Coloque alguns itens estratégicos com descontos especiais para quem faz parte do Clube de Descontos.