6 dicas para aumentar as vendas do setor de hortifrúti

O setor de frutas, legumes e verduras (FLV) do supermercado é, em grande parte dos casos, o mais rentável da loja. Mas afinal, como montar uma sessão completa e que atraia os clientes? Além disso, o que não pode faltar em um hortifrúti?

Inclusive, de acordo com informações da Hortifruti Brasil, o hortifruti pode ser responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado de varejo. Por isso, montar um hortifrúti atraente pode fazer toda a diferença para melhorar os resultados da sua loja.

Assim sendo, é para te ajudar nessa missão que preparamos este texto. Dessa forma, acompanhe e inspire-se para montar um hortifrúti impecável para o seu varejo.

O que não pode faltar em um hortifrúti? Anote a lista: 

Primeiramente, antes de seguir para a lista de FLV que deve fazer parte do seu mix de produtos, vamos ressaltar um ponto de extrema importância (e que exploraremos de forma mais completa ao final do texto): o Brasil é um país extremamente grande e conta com muitos regionalismos e sazonalidades ao longo do ano.

Dito isso, ao citar o que não pode faltar em um hortifrúti, selecionamos aqueles alimentos que consideramos importantes para garantir que o seu setor promova uma experiência mais positiva e completa aos seus consumidores. Entretanto, esses insumos mudam de acordo com a época do ano e, também, com a localização da sua loja. Ok? 

O que não pode faltar em um hortifrúti: frutas

  • Abacate;
  • Abacaxi;
  • Ameixa;
  • Banana;
  • Caqui;
  • Coco;
  • Goiaba;
  • Kiwi;
  • Laranja;
  • Limão (tahiti, sisciliano);
  • Maçã;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Maracujá;
  • Melancia;
  • Mexerica (bergamota);
  • Melão;
  • Morango;
  • Pera;
  • Pêssego.
  • Uva.

O que não pode faltar em um hortifrúti: legumes

Bulbos: 

  • Alho;
  • Cebola.

Frutos variados: 

  • Abóbora
  • Abobrinha;
  • Berinjela;
  • Chuchu;
  • Ervilha;
  • Jiló;
  • Milho;
  • Pepino e pepino japonês;
  • Quiabo;
  • Tomate.

Raízes e tubérculos: 

  • Batatas (inglesa, doce e salsa),
  • Beterraba;
  • Cenoura;
  • Gengibre;
  • Inhame;
  • Mandioca.

O que não pode faltar em um hortifrúti: verduras

  • Acelga;
  • Agrião;
  • Alcachofra;
  • Alfaces variados;
  • Brócolis;
  • Coentro;
  • Couve;
  • Couve-flor;
  • Espinafre;
  • Mostarda
  • Repolho;
  • Rúcula.

6. dicas para aumentar as vendas do setor de hortifrúti

Pois bem, além de saber o que não pode faltar em um hortifrúti, também vamos te ajudar a aumentar o faturamento no setor. Confira nossas dicas:

1. Faça um dia da semana com ofertas dedicadas ao setor

Que tal dedicar um dia da semana para fazer campanhas e ofertas no departamento? É possível criar a “Terça do Hortifruti” ou “Quarta Verde”, por exemplo.

Neste tipo de ação, é possível:

  • Abaixar o preço de todos os produtos do setor;
  • Selecionar os insumos que estarão mais baratos no dia;
  • Fazer ofertas exclusivas para os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos, estimulando mais consumidores a se cadastrarem.

2. Aposte em produtos sempre frescos

Além de saber muito bem o que não pode faltar em um hortifrúti, é essencial garantir que o setor esteja sempre muito bem abastecido, com produtos frescos, organizados e limpos.

Assim sendo, use as cores dos legumes, frutas e verduras a seu favor, criando um ambiente colorido e atrativo para os clientes. Além disso, não hesite em designar alguém da sua equipe para garantir que o hortifrúti esteja sempre apresentável. Ou seja: sem alimentos no chão ou amassados.

3. Faça cross selling e comercialize produtos complementares

Fazer ações de cross selling no seu hortifrúti pode trazer muitos benefícios para a sua loja.

Alguns dos exemplos são:

  • Limão, açúcar e cachaça;
  • Banana, mel e aveia;
  • Morango com creme de leite ou leite condensado;
  • Ralador perto dos legumes;
  • Azeite e vinagre perto das verduras;
  • Tempero próximo dos legumes;
  • Queijo pecorino, azeite e alho poró;
  • Abridor de coco perto do coco;
  • Socador de alho junto com o alho;
  • Vodka com kiwi ou outras frutas;
  • Abacaxi com hortelã.

4. Foque na regionalidade e nos produtos da época

O Brasil é um país muito grande e é possível observar muitas diferenças e particularidades na alimentação de acordo com a época do ano e região em que fica a sua loja. Por isso, quando falamos sobre o que não pode faltar em um hortifrúti, dê atenção para este fato.

Exemplo real: pinhão na região sul 

Nas épocas mais frias do ano, é comum que o pinhão, por exemplo, faça muito sucesso na região sul e passe a ser procurado pelos consumidores quando eles vão ao mercado.

Assim sendo, se a sua loja fica localizada em lugares em que o pinhão faz sucesso, é importante encontrar formas de comercializá-lo. Além disso, que tal mostrar em suas redes sociais que você já conta com o produto em sua loja? Aliás, você pode sugerir receitas com esta iguaria e/ou perguntar a forma a qual os seus seguidores preferem consumir o pinhão. 

Entretanto, vale lembrar que o pinhão é apenas um exemplo de um alimento sazonal e regional que pode ajudar a deixar o seu mix de produtos mais rico. Dessa forma, fique sempre atento à essas possibilidades para trazer novos consumidores para a sua loja e, também, ajudar a fidelizar aqueles que já são fiéis.

5. Reaproveite alimentos e transforme-os em outros produtos 

Reaproveitar o tomate e transformá-lo em tomate seco. Mas, além do tomate, é possível aproveitar diversas frutas e, também, transformá-las em geleia ou em suco.

Isso faz com que, além de você evitar a perda de produtos, ainda gere valor para a sua marca e crie novos produtos artesanais do seu supermercado. Incrível, não é mesmo?

6. Divulgue, divulgue, divulgue! 

Agora que você já sabe o que não pode faltar em um hortifrúti, é importante mostrar esse conhecimento para os seus clientes. Neste cenário, algumas ações que você pode fazer são:

  • Usar as redes sociais para mostrar o quão frescos são os seus produtos. Tire fotos e faça stories que exibam o cuidado da sua loja com o FLV e sempre ressalta as ofertas do dia;
  • Desenvolva postagens com receitas que utilizem esses alimentos e, também, falem sobre os benefícios deles para a saúde
  • Faça campanhas segmentadas e exclusivas para clientes que costumam comprar insumos do setor, convidando-os para aproveitar as ofertas do seu supermercado;
  • Coloque alguns itens estratégicos com descontos especiais para quem faz parte do Clube de Descontos.








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