44% dos executivos estão mais otimistas com futuro dos negócios

44% dos executivos estão mais otimistas com futuro dos negócios

É o que aponta pesquisa com 510 representantes do alto escalão das principais companhias do País realizada pela pesquisadora Betania Tanure.

Os executivos brasileiros estão mais otimistas em relação ao Brasil e ao desempenho de suas empresas em 2018. É isso que mostra pesquisa com 510 representantes do alto escalão das principais companhias do país realizada pela pesquisadora Betania Tanure em dezembro, quase na virada do calendário.

Na pesquisa, 44% dos executivos disseram estar otimistas sobre o futuro do Brasil neste ano. Uma postura bem diferente da observada no mesmo levantamento feito em dezembro de 2016 sobre suas expectativas para 2017, quando 47% afirmaram estar pessimistas sobre o rumo do País. "O humor e a percepção deles está bem melhor", afirma Betania.

Essa mudança pode ser observada também em relação aos próprios negócios. Para 84% dos entrevistados, a expectativa é que o desempenho de suas empresas melhore este ano em relação ao ano passado. Também 44% afirmaram que têm como prioridade em 2018 ajustar ou mudar a cultura da empresa e/ou a liderança. "Os executivos estão olhando muito mais para dentro de suas companhias porque sabem que precisam fazer esses ajustes para atravessar a ponte e chegar ao outro lado", diz.

O presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, diz que em 2017 a companhia encerrou um amplo projeto de cultura interna, que envolveu mais de 15 mil funcionários. "O objetivo era reposicionar a marca e buscar excelência operacional para oferecer uma nova experiência aos clientes", diz. Em 2018, ele diz que a empresa pretende continuar nesta direção. "Já estamos sentindo os resultados dessa mudança cultural", afirma. Em 2017, segundo ele, a companhia conseguiu consolidar a liderança de mercado e se distanciar do segundo colocado.

Para Kakinoff, o cenário positivo, de fato, anima as projeções para este ano. "Nunca tivemos um alinhamento tão grande entre os três planetas no Brasil", diz se referindo ao aumento do PIB, à inflação baixa e à taxa de juros reduzida para os padrões brasileiros. Ele acredita que mesmo se houver alguma volatilidade ocasionada pelo cenário político este ano, ela não deve afetar muito este alinhamento.

Do ponto de vista pessoal, 2017 foi um ano difícil. Entre os executivos pesquisados, 57% disseram que não conseguiram equilibrar a vida pessoal e profissional em 2017. Para metade deles, o seu nível de estresse e o de suas equipes ficou acima do que consideram adequado. "Foi um período de angústia por conta de tantas mudanças", afirma Eugênio Mattar, presidente da rede de locação de veículos Localiza. "Eu acho que esse estresse é geral no país. O lado positivo é que ele também nos estimula a buscar soluções melhores que nem imaginávamos que pudessem existir."

Mattar diz que mesmo com uma carga de trabalho excessiva, ele não tem do que reclamar sobre o desempenho dos negócios no ano passado. Nos primeiros nove meses de 2017, segundo ele, a Localiza conseguiu crescer 35,65%, contabilizando uma receita líquida de R$ 4,2 bilhões no período. Ele diz que os indicadores mais positivos do segundo semestre, alinhados com a taxa de juros e inflação baixa, animaram os executivos para investirem e a tomarem mais riscos.

O presidente da MRV Engenharia, Rubens Menin, diz que espera um bom desempenho nos negócios este ano. "Acredito que o nosso setor vai crescer de forma sustentável", afirma. Ele diz que foi preciso reduzir o quadro para melhorar a produtividade no ano passado. Mesmo com um cenário incerto a MRV, segundo ele, cresceu 10% e deve fechar o faturamento de 2017 em aproximadamente R$ 5 bilhões.

"Até três anos atrás, o Brasil e os negócios cresciam de vento em popa, no ano passado tivemos um vento neutro e este ano um vento de popa vai nos ajudar um pouquinho mais", diz Menin. Para ele, o País só vai recuperar o status anterior entre 2019 e 2021. "Para resolver problemas mais complexos, vamos precisar gerar um crescimento econômico e também social."

Mesmo com as perspectivas positivas dos executivos sobre este ano, a pesquisadora Betania Tanure ressalta que as companhias que não se prepararam minimamente desenvolvendo competências internamente para uma inversão de cenário vão sofrer.

Fonte: SM

 

ESS Assessoria

MAIS DE 12 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui