Você sabe o que é gestão de custos? É uma técnica de administração que consiste em levantar, classificar e analisar os valores gastos em uma empresa. O objetivo é obter informações precisas para auxiliar os gestores em algumas decisões importantes.
A gestão de custos é essencial para quem tem supermercado. Ela ajuda o empreendedor a controlar suas despesas e a identificar as situações que mais geram gastos desnecessários. Além disso, a ferramenta ajuda aumentar a lucratividade do negócio.
Agora, vem a pergunta: “E como implantar esse processo em um supermercado?”. Este artigo falará sobre isso. Vamos apresentar 4 formas eficientes de reduzir custos em um supermercado. Confira:
1. ESTABELEÇA ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE PERDAS
Sabia que as perdas favorecem o excesso de custos no varejo? Segundo uma pesquisa da ABRAS, as perdas dos supermercados brasileiros somaram 6,7 bilhões de reais em 2018. Ou seja, o setor teve que lidar com esse gasto no ano passado. Um número preocupante, concorda?
Para seu supermercado não sofrer desse problema, tenha uma estratégia de prevenção. Existem formas de você evitar perdas de mercadoria. Por exemplo: fique atento aos produtos perecíveis, monitore o hortifrúti, combata os pequenos furtos e não deixe a validade dos produtos vencer.
2. TROQUE OS EQUIPAMENTOS
Os equipamentos também representam boa parte dos custos fixos de um supermercado. Os freezers e os refrigeradores, por exemplo, podem consumir muita energia, principalmente se forem equipamentos antigos. Dessa forma, acabam aumentando os gastos em relação à conta de luz.
O que fazer quanto a isso? Uma dica é trocar a estrutura velha por uma mais moderna, que consuma menos energia. Sem dúvida, você vai diminuir uma parte das despesas do seu estabelecimento. Para isso, pesquise sobre equipamentos com tecnologias que possibilitam a redução no consumo de energia.
3. AVALIE OS FORNECEDORES
O relacionamento com os fornecedores também fazem parte das despesas de um supermercado. Afinal de contas, eles influenciam quanto um estabelecimento gastará para montar um estoque, comprar novos produtos ou repor uma seção.
Para ajudar na gestão de custos, avalie as negociações. Por exemplo, veja se o fornecedor tem cobrado muito caro e pesquise se há opções mais em conta. Outra dica é tentar negociar valores um pouco menores de alguma forma.
4. SAIBA CONTROLAR AS CONTAS
Um supermercado tem muitas contas. As principais são as fixas, que são despesas que devem ser pagas todos os meses, como conta de luz, conta de água e pagamento dos funcionários. Além disso, as dívidas com os fornecedores.
Organizar todas as contas é uma forma de evitar mais custos. Afinal, atrasar uma dívida, pode terminar pagando juros, valores que poderiam ser evitados. Por isso, pague suas contas em dia e monitore as suas datas de pagamento. Contar com um sistema de gestão pode ajudá-lo nessa parte.