Situação atual e para onde caminha o mercado consumidor de Frutas, Flores, Legumes e Verduras

Situação atual e para onde caminha o mercado consumidor de Frutas, Flores, Legumes e Verduras

A PMA Brasil , que representa do setor de FFLV (Flores, Frutas, Legumes e Verduras), a discussão foi em torno da análise sobre a “Situação atual e para onde caminha o mercado consumidor de Frutas, Flores, Legumes e Verduras.”

O debate procurou saber como anda a realidade do setor e as estratégias que algumas empresas da cadeia varejista, distribuídas pelo País, estão tomando para sobreviver aos problemas que o isolamento social tem causado.  

“O Ceará foi um estado fortemente atingido, principalmente por causa das normas complicadas, que funcionam de forma diferente em cada município. Mas estamos vendendo bem para o momento, se levarmos em conta que estamos lidando com a insegurança coletiva do medo do contágio, tanto por parte dos nossos clientes, quanto dos colaboradores”, revela Honório Pinheiro, presidente do supermercado Pinheiro.

Para isso, a sua rede precisou fazer alguns ajustes como: fechar a área de gastronomia da loja, que era tão representativa quanto o FLV (Frutas, Legumes e Verduras), e focar mais em CRM para obter contatos mais qualificados; concentrar mais forças na venda dos produtos veganos, entre outras medidas de segurança e higienização.

Para Josiano Saqueti, presidente do Hippo Supermercados, em Florianópolis (SC), também é preciso aprender a lidar com o fato de que o consumidor mudou de comportamento e que, portanto, os trabalhos no varejo vão precisar se adequar. “Todos nós passamos a ter uma preocupação maior com a segurança do produto que será levado para casa. Por isso, procuramos oferecer sempre a maior quantidade de informações possíveis, nas redes sociais e demais comunicados, além de considerar o aumento dos cuidados com as embalagens, inclusive para armazenar melhor os alimentos FLV, vendidos antes a granel”, esclarece Saqueti.

Por conta de todos esses cuidados com a higiene e a alimentação, que também cresceu, Saqueti destacou que a procura pelos cítricus dobrou em sua loja. “Certamente, depois de tudo isso, o consumidor deve continuar querendo se alimentar de uma forma mais saudável, como forma de manter a imunidade do seu corpo”, destaca.

Já o setor de flores é o que mais tem sofrido dentro do FFLV, lembrou Thamara Helena de Almeida D´Angieri, gerente de marketing e comunicação da Cooperativa Veilling Holambra. “Sentimos um impacto agressivo demais, desde o dia 10 de março (após o Dia da Mulher). De 20% no faturamento fomos para zero, durante semanas. Mas agora, aos poucos, esperamos retomar pelo menos um pouco, com a chegada do Dia das Mães, e a ajuda do setor supermercadista, que será fundamental, ao espalhar os nossos produtos pelos seus principais pontos de venda”, ressalta.

Além disso, a sua cooperativa pretende começar a vender as flores pelo e-commerce e se preparar, juntos com os parceiros lojistas, para este próximo passo. “Em tempos de contágio, as pessoas precisam saber que as flores não são um problema, e que é preciso ter cuidado de higienização com as suas embalagens, como acontece com qualquer outro produto. Na verdade, as flores ajudam a devolver um oxigênio mais limpo para o ambiente”, esclarece D´Angieri.

Em função desse novo cenário, Luiz Ferreira, diretor comercial do supermercado Nordestão, no Rio Grande do Norte, acrescentou que se por um lado a frequência nos supermercados diminuiu sensivelmente, pelo outro, o hortifrúti, por ser altamente perecível, tem sido o mais o procurado, inclusive pelo e-commerce. “Em tempos de pandemia, o FLV tem sido o rei, com as saladas prontas, frutas e legumes embalados, sendo vendidos cada vez mais. Ou seja, está havendo uma mudança evidente no comportamento do consumidor brasileiro”, conclui.  

Fonte

ESS Assessoria

MAIS DE 12 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui