A reinvenção dos supermercados com o Covid-19

Em tempos de pandemia muitas adaptações estão precisando ser feitas. E talvez a principal delas esteja ligada diretamente à mudança na rotina e comportamento das pessoas. Nunca se falou tanto em preocupação com a saúde e mudanças nas prioridades.

De olho neste novo cenário, o varejo alimentar também está procurando se reinventar, assim como as grandes marcas, que têm mudado o seu posicionamento na mídia para demonstrar o seu apoio ao público ou as suas medidas de contribuição para amenizar o isolamento social, imposto pelos órgãos de saúde e governantes, como forma de combate ao Covid-19.

Algumas redes como a Dalben Supermercados são um exemplo disso, lançando campanhas como a “Fique BEM em Casa Dalben”, com várias ações de interação nas redes sociais.

“A forma de consumir mudou e se ela vai voltar a ser como antes não sabemos. Por isso, diminuímos a divulgação de nossas promoções em loja para evitar aglomerações. E em contrapartida, como as pessoas estão mais sensíveis, nossa forma de publicidade precisou mudar, como forma de manter o cliente seguro, oferecendo-lhe opções de canais, para não ficar batendo somente em preços ou ofertas”, explica Fernanda Dalben (foto ao lado), diretora de marketing da Dalben Supermercados.

Soraia Lima, consultora de comunicação digital e futurismo, que apresentou o webinar “Gerenciamento das redes sociais em tempos de crise”, realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), conforme o link abaixo, compartilha da mesma opinião. “Crise é uma situação que requer mudança de postura por parte das instituições. Por isso, os varejistas precisam repensar formas de comunicação que sejam pertinentes ao que se está vendendo. Não se pode, por exemplo, anunciar ofertas o tempo todo, sem demonstrar a mínima preocupação diante de toda essa situação”, defende.

Pensando em tudo isso, a Dalben elaborou algumas ações de marketing que podem ajudar muitos varejistas a terem mais insigths. São elas:

- Nova comunicação nas redes sociais: com conteúdos mais descontraídos, voltados para o bem-estar e o entretenimento; frases inspiradoras e a valorização de serviços locais, como por exemplo: receitas de chefs de restaurantes de Campinas e região, aulas de ginástica de academias da cidade, entre outros.

 

- Projeto Experiências Dalben (criado desde 2017): o projeto consiste em uma programação mensal de eventos ligados à gastronomia, bem-estar e saúde. Como os eventos nas lojas foram suspensos, agora eles serão realizados no ambiente online. A agenda completa está disponível no site: https://experienciasdalben.com.br/ e conta com a parceria da indústria:

 

- Degustação comentada/ Workshops online:  palestrantes da indústria, especialistas em assuntos como queijos, vinhos, cervejas especiais, cafés, entre outros, realizam palestras online para os clientes que adquirem o Kit Degustação. Cada kit pode ser adquirido pelo site do projeto e é entregue aos clientes pelo Dalben Delivery. Junto com os itens segue também um código para que a pessoa entre numa sala de reunião online, com data e hora marcada com o palestrante. O número máximo de participantes é de 50 pessoas e a primeira edição, que conta com a parceria da Ambev, será no próximo dia 22 de abril. As marcas Três Corações e BRF pretendem participar dos próximos eventos e as datas serão divulgadas pela rede.

 

- Live nas redes sociais: com conteúdos relevantes, produzidos pelos parceiros fornecedores. A última, realizada no dia 13 de abril, foi da Curaprox, com o especialista falando sobre a saúde bucal. A live foi transmitida nas redes sociais da Dalben e contou com o sorteio de brindes. A próxima edição contará com a participação da BRF, com a live do chef Mauro Mason, do restaurante Beneditto de Campinas/SP, na próxima semana. Ele pretende cozinhar uma galinhada, utilizando os produtos da Sadia Bio.

 

Além disso, a rede tem procurado adotar medidas de higiene no seu ponto de venda, para proteger ainda mais os seus colaboradores e clientes (todas as medidas podem ser conferidas pelo https://www.supermercadosdalben.com.br/fiquebememcasa). “Precisamos nos reinventar. Esta é uma lição que fica não só para as pessoas, mas para o varejo”, conclui Dalben.

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