Ergonomia para clientes pode aumentar vendas

Ergonomia para clientes pode aumentar vendas

O conceito de ergonomia é bastante difundido quando se trata de garantir a integridade e saúde dos colaboradores. O que poucos sabem é que ele pode ser usado também para um maior conforto dos consumidores. Ao aplicar a ergonomia na área de vendas, sobretudo na organização dos produtos nas gôndolas, o supermercadista melhora a acessibilidade do cliente, oferecendo maior conforto na compra. É possível ainda garantir uma maior visibilidade das principais mercadorias.

Segundo Sergio Barbi, diretor executivo da Dexi Marketing, outra vantagem de aplicar esse conceito ao consumidor é aumentar seu tempo permanência no supermercado. Com isso, as chances de comprar mais são maiores e a experiência de compra melhora. Tudo isso estreita o relacionamento com o público.

De forma geral, quanto menos esforço o consumidor fizer se abaixando ou se esticando demais, mais confortável ele vai se sentir. Por esse raciocínio, gôndolas mais baixas favorecem a visualização pelo cliente, uma vez que os produtos ficam mais à altura dos olhos. Justamente por isso as prateleiras mais alinhadas com o campo de visão dos consumidores são a chave a aplicação da ergonomia às compras. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados com a exposição:

- O ideal é expor os produtos para crianças e idosos a uma altura a partir de 80 centímetros do chão. No primeiro caso, é possível avançar até 1,50 metro e, no segundo, para 1,70 metro. Esses são os limites considerados confortáveis para esses públicos esticarem seus braços para apanhar as mercadorias.

- Já no caso dos adultos, é possível chegar a 2 metros.

- Alguns supermercados colocam nas prateleiras inferiores marcas conhecidas, partindo o princípio de que o consumidor irá procurá-las na gôndola. A estratégia é válida, mas convém lembrar que, pela lógica da ergonomia do cliente, esse local é mais indicado para mercadorias de baixo giro.

-Quando isso acontece, os locais à altura dos olhos e ao alcance confortável do consumidor ficam livres para os produtos mais procurados.

- Para definir a localização de cada produto, o supermercadista deve contar com relatórios de vendas e conhecer o perfil do consumidor.

- Também é recomendado cruzar essa análise com a margem de lucro dos produtos. Um item de pouca rentabilidade, ainda que de alta rotatividade, pode não “pagar” um espaço muito nobre da gôndola.

- Se possível, coloque mobiliários desenvolvidos a partir de conceitos ergonômicos, como gôndolas que não ultrapassem dois metros.

- No espaço superior a dois metros do chão, Barbi sugere trabalhar com comunicação visual. Dessa forma, consegue-se incrementar o ambiente e ajudar o consumidor a localizar o que procura no supermercado.

Fonte: SM

ESS Assessoria

MAIS DE 10 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui