Trade marketing digital: o que é e como funciona?

Trade marketing digital: o que é e como funciona?

Trade marketing digital: o que é e como funciona?

Você já deve ter ouvido falar sobre trade marketing, não é mesmo? Mas, e o trade marketing digital, você sabe o que é? 

Pois bem, se o trade marketing é essencial para garantir um bom funcionamento das lojas físicas, o trade marketing digital vem para auxiliar na gestão dos seus canais online. 

Por outro lado, se busca compreender o trade marketing digital e conhecer esse importante conjunto de estratégias e técnicas que visam oferecer uma experiência positiva aos seus clientes nos meios canais digitais, continue acompanhando esse artigo! 

O que é trade marketing digital?

O que faz um cliente comprar em uma loja digital? Sabemos que são diversos os motivos que o estimulam a fechar esse negócio. 

O trade marketing digital vem para atuar exatamente como um poderoso aliado na hora de aumentar as conversões da sua loja e minimizar o abandono de carrinho, que é um grande desafio enfrentado por todas as marcas.

Assim sendo, pode-se dizer que trade marketing digital é um conjunto de técnicas que buscam conquistar o cliente enquanto ele está navegando na loja virtual. Essas técnicas são essenciais para garantir que o consumidor tenha uma boa experiência no seu site, e-commerce e/ou aplicativo, estimulando-o a fazer a compra e, mais do que isso, tornar-se um cliente fiel da sua marca. 

Diferença entre trade marketing x trade marketing digital

O primeiro ponto para compreender a diferença entre trade marketing e trade marketing digital é saber que eles estão relacionados com diferentes canais. Ou seja, o trade marketing tradicional diz respeito às lojas físicas e o trade marketing digital aos canais online.

Entretanto, é fundamental lembrar de uma questão extremamente importante: o consumidor atual é figital e omnicanal. Ou seja, ele utiliza diversos canais e faz uma jornada de compra não linear, que passa pelos canais físicos e digitais em uma mesma compra. 

O consumidor entra na sua loja, pesquisa no smartphone e decide se irá fazer a compra ali mesmo ou se irá até outro PDV. Por isso, apesar de o trade marketing tradicional e o trade marketing digital apresentarem diversas diferenças, eles são complementares.

Entretanto, uma grande diferença que merece destaque entre esses dois formatos de trade marketing é o papel do vendedor: enquanto nas lojas físicas o vendedor tem um grande papel de instruir, guiar e tirar dúvidas do cliente, nos canais digitais isso não existe. 

Porém, essa falta é “suprida” com as descrições detalhadas dos produtos, o chat para entrar em contato com a marca, as fotos de boa qualidade e as avaliações dos clientes que já adquiriram aquele item. 

Dica para os vendedores utilizarem o trade marketing digital a seu favor

Oferecer um atendimento qualificado faz toda a diferença para conquistar o cliente, não é mesmo? Assim sendo, o próprio vendedor da loja física pode muito bem usar o trade marketing digital a seu favor. 

Caso um cliente entre na loja e tenha alguma dúvida mais técnica, o vendedor pode muito bem abrir o seu tablet e/ou smartphone para verificar as especificações questionadas pelo consumidor. 

Basta o profissional escutar atentamente o que o cliente busca e, então, ser proativo e pesquisar sobre o produto. Essa ação auxiliará a deixar o consumidor mais instruído e satisfeito, afinal, o vendedor foi inteligente e buscou encontrar a melhor solução para o cliente.

Se os consumidores fazem uma jornada figital, os vendedores também podem aproveitar os meios de comunicação físicos e digitais para criarem uma experiência de compras ainda melhor para o cliente!

6 dicas para colocar em prática o trade marketing digital

Pois bem, agora você já entendeu o que é o trade marketing digital, certo? Então, como fazer para colocá-lo em prática e garantir que os clientes tenham uma boa experiência na sua loja online? Confira nossas dicas:

1. Coloque-se no lugar do cliente

O primeiro passo para ter sucesso no trade marketing digital é compreender o que uma boa loja virtual precisa oferecer. Assim, coloque-se no lugar do cliente e pense: o que faz você fazer uma compra via e-commerce, site ou aplicativo?

Acredite, são essas mesmas questões que são encaradas pelos seus consumidores.

Com certeza, você não fará uma compra se sentir que o site não é seguro, não é mesmo? Ou se o tempo de carregamento das páginas for muito lento, se as fotos dos produtos não forem de boa qualidade, se o preço não estiver visível, se os produtos não estiverem com a sua descrição clara…

Como você pode ver, são diversas as questões que devem ser levadas em consideração na hora de otimizar o seu trade marketing digital. 

2. Invista em páginas responsivas

É cada vez maior o número de pessoas que compram via dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O m-commerce, ou mobile commerce já é uma tendência bem estabelecida e deve ser levada em consideração na sua estratégia de trade marketing digital.

Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório emitido pela Ebit|Nielsen na pesquisa Webshoppers 43, compras feitas via mobile commerce responderam por mais da metade – mais especificamente, 53% – do e-commerce em 2020 no Brasil. 

O estudo também revela que o m-commerce observou 79% de aumento em 2020 quando comparado com o ano anterior e movimentou R$ 46 bilhões no país.

3. Acrescente imagens de qualidade, vídeos, descrição e todas as informações relevantes sobre os produtos

O produto pode ser encontrado em diversas cores, sabores e/ou aromas? Tire fotos de todas as opções e descreva-as de forma clara e objetiva. O cuidado na hora de fazer a descrição e de tirar boas fotos dos produtos pode fazer toda a diferença na hora de o cliente optar por efetivamente fechar a compra. 

Ao fazer as descrições e tirar as fotos, leve em consideração quais são os possíveis questionamentos que uma pessoa interessada poderia ter com relação ao produto. Então, aborde esses assuntos. 

4. Trabalhe com preços competitivos, diversas formas de pagamento e ofereça diferenciais

Oferecer promoções, cupons de desconto, frete grátis e possibilidade de parcelamento, assim como aceitar diversas formas de pagamento – como o PIX, que está cada vez mais no gosto dos brasileiros, – é algo que pode te ajudar a alcançar um trade marketing digital mais eficiente e a atrair mais visitantes para a sua página, site, aplicativo ou e-commerce.

Além disso, lembre-se sempre de garantir que o preço dos produtos seja visível e chamativo.

5. Tenha recursos/mecanismos de busca na sua loja digital

Existem pessoas que gostam de navegar pela loja virtual e explorá-la. Porém, também existem clientes que preferem entrar no site e imediatamente buscar pelo produto que deseja. Por isso, é muito importante garantir que a sua loja digital conte com um mecanismo de busca eficiente, que traga os resultados de forma clara e objetiva para o visitante.

6. Exiba depoimentos, comentários e avaliações dos clientes 

As avaliações e os comentários dos clientes são importantes na decisão de compra. Para se ter uma ideia, as empresas VWO e WikiJob desenvolveram uma campanha de e-mail marketing e descobriram que mensagens incluindo depoimentos de clientes aumentaram as vendas em 34%

Assim sendo, para potencializar a sua estratégia de trade marketing digital, busque incluir esse recurso na sua loja online. 

Os benefícios do trade marketing digital para o seu varejo

Estar online não é mais uma escolha, mas sim, uma necessidade para as empresas que buscam sobreviver no mercado. 

Assim sendo, se o seu negócio está no mundo digital, por que não apostar em estratégias eficientes que, mais do que “sobreviver”, façam com que a sua empresa destaque-se nesse cenário? 

O trade marketing digital é uma dessas estratégias que, quando bem aplicada, trará bons resultados para o seu negócio. Ademais, vale ressaltar que alguns dos benefícios que você poderá perceber ao utilizar o trade marketing digital no seu varejo, são:

  • Aumento nas suas vendas;
  • Melhora na experiência de compra do cliente;
  • Fortalecimento da sua marca, aumentando a sua credibilidade e autoridade frente ao mercado;
  • Diminuição da taxa de abandono de carrinho.

Por fim, mas não menos importante, você mostra para os seus clientes e também para o mercado como um todo que está acompanhando as tendências tecnológicas. E esse é um fator fundamental para garantir o sucesso e a longevidade da sua marca.  

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