Tecnologia permite que consumidor pague sozinho por suas compras e ainda indica promoções para seu perfil de compra
O grupo Enxuto , juntamente com uma empresa de tecnologia , acaba de trazer o primeiro carrinho de supermercado inteligente para a América Latina. A novidade começou a ser testada em Campinas, no interior de São Paulo, que conta com oito unidades, mas será expandida para as lojas de Piracicaba e Limeira.
O carrinho inteligente desenvolvido é equipado com uma tela touchscreen e um leitor de código de barras, onde o cliente pode acompanhar todo o processo da compra, fazer o checkout e o pagamento no final. A novidade ainda conta com cinco câmeras e a primeira balança móvel do Brasil, que monitoram o que é colocado e retirado de dentro do carrinho, garantindo a segurança e contribuindo com prevenção de perdas. Dentro da loja, os carrinhos possuem uma saída especial pela frente de caixa.
Estamos oferecendo para nossos clientes uma nova experiência de compra inovadora e única. Os carrinhos inteligentes trazem tecnologia e autonomia para o consumidor que pode comprar de maneira independente. Investir em tecnologia e na experiência do nosso cliente é muito importante. Todo o desenvolvimento do carrinho foi realizado tendo o consumidor no centro das decisões. Esse projeto está alinhado a nossa estratégia ominichanel e materializa o conceito Phygital proporcionando a integração física e digital, oferecendo uma melhor experiência de compras aos clientes.
Existe um enorme leque de oportunidades para trade marketing. Em breve será possível, passar com o carrinho em frente a uma prateleira e um aviso aparecer na tela informando o consumidor de alguma promoção ou mesmo oferecendo a ela algo dentro do seu perfil de compra. O carrinho também pode ser utilizado para dar apoio para operação de e-commerce, uma vez que ele é mais preciso auxiliando o colaborador na montagem dos pedidos online.
Até hoje, o monitoramento individual de cada cliente era resumido ao relatório final de sua compra, ou seja, o tíquete identificado. Com o carrinho inteligente rompemos essa barreira e conseguimos monitorar todo o circuito de compra do cliente na loja física. Saímos da era do tíquete identificado para a jornada identificada de ponta a ponta.