Permitir que os clientes acessem o Wi-Fi com velocidade e segurança cria uma melhor experiência de compras e aumenta suas vendas. Saiba como aproveitar essa oportunidade
Quanto mais o varejo se digitaliza, mais o varejista precisa ampliar seus conhecimentos e passar a oferecer novos serviços. Um bom exemplo é o Wi-Fi para clientes dentro da loja: por mais que os consumidores tenham seus pacotes de dados nos smartphones, oferecer conectividade de alta velocidade é uma forma de melhorar a experiência do cliente e conhecer mais sobre ele.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, hoje em dia, conectividade é essencial para qualquer operação do varejo físico. Sem acesso à internet, não é possível nem mesmo emitir notas fiscais, quanto mais garantir o controle da operação e obter dados sobre o negócio para aumentar a produtividade da loja.
Mas é possível ir muito além da obrigação. A conectividade é uma estrutura básica para passar o cartão do cliente e fechar uma venda, mas ao oferecer uma rede Wi-Fi de alta velocidade aos consumidores, o varejista obtém uma série de vantagens:
- Passa a ser possível monitorar o fluxo do cliente dentro da loja, o que traz insights importantes sobre o que chama a atenção dele no PDV. Essa informação pode ser usada, por exemplo, para melhorar o layout da loja ou como parte da argumentação de venda de espaço para os fornecedores nas gôndolas de mais destaque.
- O acesso Wi-Fi melhora a experiência do cliente, porque ele pode obter mais informações sobre os produtos oferecidos e fazer melhores decisões de compra.
- O acesso à internet também pode ser uma fonte de receita adicional para o lojista. No momento do login na rede, pode ser exibida uma publicidade de uma marca – e quanto mais gente acessa a rede, maior a audiência potencial e a capacidade de influenciar o comportamento de compra.
- Com o Wi-Fi, o varejo tem informações atualizadas sobre os clientes. Isso permite, por exemplo, fazer ações para aumentar o número de clientes do programa de fidelidade, ou estimular o download do aplicativo do varejista.
- Também passa a ser possível aumentar o conforto do cliente: lojas de vestuário, por exemplo, tendem a ver um aumento do tempo médio do consumidor no PDV, simplesmente porque enquanto um dos integrantes do casal vai às compras, o outro passa seu tempo na internet. A mesma coisa acontece quando crianças estão na loja – e quando os filhos estão em paz, é bem mais fácil comprar sem pressa.
Por onde começar para oferecer Wi-Fi para clientes?
Com um bom projeto de conectividade, a loja pode atender não apenas suas necessidades de troca de dados, mas também às de seus clientes. O ideal é dimensionar a rede para atender às demandas do público, de integração de sistemas e de geração de dados estratégicos.
Além disso, três pontos se tornaram ainda mais importantes na decisão de incluir conectividade no PDV – e são questões fundamentais para gerar confiança e garantir boas experiências para os clientes:
1) Respeite a LGPD ao oferecer Wi-Fi
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se tornou, em dois anos, uma prioridade para qualquer varejista que deseja manter um bom nível de relacionamento com seus clientes e precise usar os dados de consumo em sua estratégia de negócios. Em outras palavras, todo varejista deve seguir os parâmetros da lei.
A LGPD vale tanto para o varejo digital quanto para o físico. Por isso, é preciso proteger as informações dos consumidores – e uma rede Wi-Fi para clientes segura é um passo importante nessa estratégia. Assim, não basta disponibilizar qualquer acesso à internet para os clientes: esse acesso precisa impedir a ação de hackers e evitar invasões aos smartphones. É preciso contar com uma rede de Wi-Fi inteligente, que traga qualidade às conexões.
2) Garanta segurança máxima no Wi-Fi para clientes
Toda conexão à internet é uma via de mão dupla: dados entram e saem do sistema e, por isso, essa pode ser uma porta para a ação de cibercriminosos. Com o aumento dos casos de invasões de sistemas no último ano (e o amplo espaço que esse tipo de caso tem na imprensa), sofrer uma invasão pode significar danos à reputação do negócio e até mesmo a paralisação das atividades por algum tempo (quando o sistema é sequestrado por criminosos).
Como às vezes criminosos se disfarçam de clientes para invadir os sistemas, o acesso Wi-Fi precisa garantir segurança máxima, para que a plataforma de negócios não seja invadida, nem existam oportunidades de roubar informações dos consumidores.
3) Ofereça alta performance com o Wi-Fi
Disponibilizar acesso à internet não basta, pois o consumidor vai avaliar seu negócio a partir da velocidade desse acesso. Imagine como fica a reputação do seu negócio se o cliente, ao entrar no Wi-Fi da loja, tem dificuldade em navegar em seus sites preferidos. Isso gera uma experiência ruim que pode até mesmo impactar o negócio – o cliente pode preferir outra loja em uma próxima visita, ou pode deixar de comprar porque não encontrou seu tamanho no PDV e não consegue acessar o aplicativo ou site para pedir o tamanho correto.
Oferecer alta performance no acesso à internet mostra para o cliente que você está interessado em fazer com que ele se sinta bem – e quanto mais o cliente usar essa conexão, mais você saberá sobre suas preferências, o que ajuda a calibrar ações promocionais, estoque e compras.
Oferecer soluções eficientes de conectividade no ponto de venda não é uma opção, e sim uma necessidade estratégica para varejistas que querem conhecer cada vez melhor seus clientes e usar os dados para afinar suas ações mercadológicas. E para ter soluções eficientes, conte com parceiros de negócios que entendem de varejo e de tecnologia.