Marketing Sensorial: Exemplos de marcas que utilizam!

Marketing Sensorial: Exemplos de marcas que utilizam!

Entre tantas estratégias de marketing que existem, quando falamos de varejo e lojas físicas, o marketing sensorial é uma excelente opção para aumentar as vendas e entregar uma experiência ou customer experience incrível para os clientes. Apesar disso, nem sempre os varejistas dão a devida atenção a isso.

E, se você não está usando ações que ofereçam isso aos seus clientes, pode ter certeza que a concorrência está de olho nisso e provavelmente já implementou algumas delas na loja. Ou seja, você a sua loja vai ser passada para trás e você vai perder vendas e clientes para a concorrência.

Portanto, se você está buscando formas de alcançar os seus objetivos e desenvolver o marketing sensorial na sua loja é só continuar a leitura! Neste artigo falaremos o que é o marketing sensorial, quais as vantagens de utilizá-lo, daremos exemplos de marcas que fazem isso com maestria e ainda te falaremos sobre quais passos seguir para implementar essa estratégia na sua loja. Confira!

O que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma das subdivisões do marketing mais criativas e impactantes para o consumidor. É uma estratégia que visa criar ou reforçar um vínculo de marcas com clientes por meio de estímulos sensoriais, ou seja, apelando para os nossos 5 sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato).

Ações de marketing sensorial permitem a criação de um ambiente que estimula a necessidade e aprimora a experiência de compra. Por meio de um ou mais sentidos é despertada a vontade do cliente em comprar, pois ele está com a sensação de bem-estar. Para criar essa atmosfera sensorial é possível usar diversos recursos de forma simultânea e complementar, desde que façam sentido para o seu negócio e persona.

Recursos como músicas, aromas, vitrines luminosas e degustações são alguns exemplos práticos de utilização do marketing sensorial. É possível que você esteja se perguntando como cada um dos sentidos humanos atua no marketing sensorial e influencia nosso processo decisório de compra.

Além disso, você também pode utilizar esses elementos para criar uma identidade sensorial para a sua marca, esse é o chamado branding sensorial. Um exemplo bastante marcante disso é a marca de calçados Melissa, com o aroma das lojas e dos calçados. Mesmo quem nunca teve um calçado da marca, lembra do cheiro apenas pela menção do nome da marca. Veja a seguir como cada sentido pode ser estimulado.

Olfato

O olfato é o sentido que constrói a memória do seu cliente sobre a sua marca principalmente, conforme o exemplo que demos anteriormente. Assim, uma vez que o cheiro é sempre associado imediatamente a um lugar ou ocasião por parte do cliente. 

Por isso, pensando na construção da sua marca, é importante que todos os seus pontos de venda tenham o mesmo aroma. Alguns cheiros de lojas fizeram tanto sucesso mundo afora que acabaram se tornando fragrâncias disponíveis para compra.

Quando você consegue fazer um bom marketing e branding sensorial da sua marca, o cliente vai lembrar da sua marca sempre que sentir o aroma que você escolheu para representar a sua marca.

Paladar

Quando falamos em paladar, é natural que muitas pessoas pensem que apenas empresas do ramo alimentício podem explorá-lo, mas isso não pode estar mais errado. Afinal, qualquer empresa pode disponibilizar balas, chocolates, café e chás. Bons exemplos de empresas que fazem isso são salões de beleza, ou mesmo lojas de roupas. Assim, você torna os momentos que o cliente passa na sua loja mais agradáveis.


Entretanto, se você é do ramo alimentício, então aqui vai uma dica extra. Neste caso a degustação pode te ajudar a divulgar os produtos que você vende. Além do fato de que é possível anunciar novidades e deixar os clientes interessados em experimentar o que está sendo oferecido.

Ainda, estudos mostram que quando o cliente prova algo novo na loja, a tendência é que, caso ele goste do que foi oferecido, ele levará o produto para casa. E essa experiência também deixa ele mais disposto a experimentar outros produtos e marcas. Portanto, essa é uma forma de também aumentar as vendas da sua loja.

Audição

Já reparou na capacidade que a música tem para transformar um ambiente? Pois a mesma lógica pode ser aplicada para o varejo, já que a música ou os sons que podem ser ouvidos durante a visita dos seus clientes à sua loja são fundamentais para a criação de uma atmosfera confortável, gerando uma experiência positiva. 

Para isso, é importantíssimo acertar na escolha da playlist, que deve ser compatível com o gosto do seu público-alvo e com a identidade da sua marca. Ao mesmo tempo, a localização das saídas de som e volume também são fatores que devem ser levados em consideração para gerar a atmosfera desejada.

Visão

Quando nos referimos ao uso da visão no marketing sensorial estamos falando principalmente da identidade visual de uma marca. O ideal é que você escolha uma combinação de cores e fontes únicas que facilite com que o clientes sempre lembrem de você ao visualizarem tais tons e estilo de grafia. 

Algo extremamente importante para que a sua identidade visual seja marcante é usar da psicologia das cores, pois assim você transmitirá a percepção correta sobre a empresa por meio da sua logomarca. Basta lembrar de marcas conhecidas, como a Coca-cola, em que a combinação de cores e grafia são únicas e sempre remetem à marca.

Vale ressaltar que a decoração da loja também é algo que influencia diretamente na identidade visual da sua marca, principalmente se você possui mais de uma unidade. Assim, o cliente já sabe o que esperar quando for entrar na loja e reconhece a sua marca por essas características também.

Tato

Por último, mas não menos importante, vamos falar no tato no marketing sensorial. O mundo digital trouxe muitas vantagens para os consumidores, principalmente durante a pandemia, porém o tato só pode ser explorado somente nas lojas físicas. 

A possibilidade de poder explorar o produto tocando-o e sentindo sua textura e tamanho podem ser definitivos para que o seu cliente decida pela compra. Sem falar que, em alguns ramos do varejo, ele é essencial. Por exemplo, quando o cliente experimenta uma roupa é o tato que está sendo estimulado.

Por isso é tão importante que lojas virtuais ofereçam fotos de qualidade, com possibilidade de ampliação, além de informações detalhadas sobre o produto para que o cliente consiga ver e perceber todos os detalhes. Isso torna a experiência de compras mais real para o cliente que está comprando online e as chances de arrependimento são menores.

Vantagens do marketing sensorial

Hoje as marcas estão na constante busca pela geração de experiências que marquem seus clientes de forma positiva. Também é preciso levar em consideração que o brasileiro é um dos consumidores que mais valorizam a experiência ao se relacionar com as marcas.

Diante disso, não à toa, especialistas de marketing e vendas afirmam que vivemos a era da experiência. Contudo, nesse sentido, o marketing sensorial traz outra série de benefícios para as empresas que investem nesse tipo de estratégia e que contribuem para a construção de uma percepção excelente por parte do consumidor. Principalmente porque por meio dos sentidos há a criação de um vínculo emocional da marca com o público.

Como consequência desse vínculo e boa experiência temos a fidelização de clientes. A partir da exploração dos sentidos e também por conta da fidelização dos clientes há um aumento na geração de receita da loja, visto que as compras acontecem de forma mais natural pelo ambiente construído graças ao marketing sensorial.

Os produtos também ganham destaque com o marketing sensorial, afinal o cliente pode explorar os produtos de forma não convencional. O que pode evidenciar características e os diferenciais do seu produto e detalhes que não podem ser encontrados na concorrência.

07 exemplos de marcas que utilizam marketing sensorial

Bom, já falamos bastante sobre o marketing sensorial em si, mas nada como exemplos de marcas que aplicam essa estratégia com sucesso para se inspirar. Muitas empresas no Brasil e no resto do mundo entenderam a importância de explorar os demais sentidos nas pessoas — não só o audiovisual simples, mas também nas tradicionais propagandas de TV. 

Para inspirar você, selecionamos 07 empresas que utilizam do marketing sensorial com o intuito de reforçar a identidade da marca e proporcionar para os seus clientes experiências de compras inesquecíveis. Confira!

1. Mahogany

A linha de perfumes e cosméticos Mahogany reinventou os ambientes da sua rede de lojas com a inserção do music branding. A empresa adotou, em suas lojas, o uso de uma programação musical alinhada com os valores da marca.

O primeiro passo para conseguir implementar essa estratégia de marketing sensorial com sucesso foi entender a opinião do cliente sobre a marca. Por isso, foi organizada uma grande pesquisa de satisfação do cliente aplicada nas redes sociais e lojas físicas. A partir dessas informações foi possível criar uma playlist focada em manter a atmosfera intimista moderna e feminina que a loja queria oferecer aos clientes. 

2. Lacoste

A Lacoste também passou a utilizar o marketing sensorial por meio da música. A empresa buscava a entrega de uma experiência completa, original e especial para os clientes. Para isso, a marca de roupas e acessórios optou por usar trilhas sonoras que fossem condizentes com fatores como: identidade e história da empresa.

3. Dunkin’ Donuts

O caso da Dunkin’ Donuts é um dos mais conhecidos do Marketing Sensorial. Em Seoul, capital da Coreia do Sul, a empresa instalou um dispensador de aroma com o cheiro do seu café em vários ônibus da cidade. A fragrância era liberada toda vez que um anúncio da marca tocava na rádio interna dos ônibus, o que aumenta a conexão sensorial com o público. O resultado dessa ação foi um aumento de 29% nas vendas de café da Dunkin’.

4. The Fat Duck

The Fat Duck é um restaurante localizado na Inglaterra que resolveu mesclar o paladar com a audição para criar uma experiência nova e marcante para os seus clientes. Em um prato chamado de “Sons do Mar”, foi colocado, ao lado, um iPod que, ao apertar o play, o cliente poderia ouvir o barulho das ondas indo contra uma costa enquanto degustava o seu peixe. A ideia era transferir a sensação de estar comendo um fruto do mar perto das águas.

5. Pandora

A Pandora é uma antiga marca de jóias dinamarquesa que chegou no Brasil em 2009 e desde então busca formas de se comunicar melhor com o seu cliente nos PDVs espalhados pelo país. Para isso a empresa fez um estudo de branding para montar a playlist perfeita. 

Para ter uma lista de reprodução ideal, as músicas escolhidas precisavam traduzir a sofisticação da marca. Ao mesmo tempo, era fundamental que as músicas fossem capazes de proporcionar aos clientes um melhor ambiente de compras, ajudando a encantar o cliente que entrasse na loja.

6. Papemix

Há 20 anos no mercado, a Papemix tem foco na comercialização de materiais escolares e para escritório, presentes, brinquedos e artigos de decoração. A marca buscou ajuda da ListenX para garantir uma programação musical especial e que fosse a cara do seu cliente. Algo que de fato o consumidor se identificasse e tornasse o seu momento na Papemix especial.

7. Levi’s

A Levi ‘s é uma marca de roupas que atua no varejo há muitos anos. Foi fundada em 1853, em São Francisco, nos Estados Unidos, chegando ao Brasil em 1972. Ou seja, a marca tem mais de 150 anos de experiência nesse mercado e continua conquistando clientes pelo mundo todo. Apenas por essa história é possível reconhecer a importância e uma das principais características da marca, que é a atemporalidade. 

Como você pode aplicar o marketing sensorial em suas lojas?

E então, está pronto para implantar o marketing sensorial na sua loja? Durante o processo, é fundamental seguir três pilares: os valores da marca, o gosto do seu público, e o seu mix de produtos. Desta forma, as chances de você errar serão reduzidas consideravelmente.

Valores da marca

O primeiro passo para implementar o marketing sensorial com sucesso é saber quais são os valores da sua marca. Isso porque eles devem se fazer presentes em toda e qualquer sensação a ser trabalhada, independentemente de quantas ações você realizará. 

Isto é, o cliente deve sentir a sua marca, não importando qual o sentido que está sendo aguçado. Dessa forma é importante tentar aplicar pelo menos um sentido nas diversas tomadas de decisão estratégica sobre seus produtos e marketing para auxiliar no processo de compra do cliente.

Um exemplo bastante simples para você entender é imaginar uma loja que venda roupas para exercícios físicos e tem como público-alvo pessoas mais jovens e que gostam de esportes. Assim, toda a comunicação deve ser voltada para esse público, incluindo as ações de marketing sensorial.

Ou seja, a música deve ser mais agitada, de modo a deixar o cliente no ritmo do exercício, as cores da loja podem ser vibrantes e chamativas, são geralmente utilizadas cores primárias. A iluminação da loja pode ser branca e dar um ar mais industrial para a loja. Todos esses elementos reforçam a imagem da marca.

Gosto do seu público

Conhecer o gosto do seu público é fundamental para algumas ações de marketing sensorial, como é o caso da música. Uma canção tem o poder de atrair, envolver e confortar o público em uma loja. Não é só uma questão de tornar o ambiente mais agradável, mas sim de despertar a criatividade, lembranças e laços afetivos no consumidor, o que pode resultar em um aumento de vendas.

Entretanto, como já falamos, a escolha pela música perfeita não é um processo tão simples quanto parece. É preciso levar em consideração uma série de fatores, como a sua persona, a mensagem que você quer transmitir, as sensações que você quer criar e quais os objetivos da sua estratégia de marketing sensorial.

Por esse motivo, a playlist precisa estar em sintonia com as suas demais estratégias de marketing. Somente assim você conseguirá usufruir das vantagens desse ambiente que foi gerado e para isso é extremamente importante contar com a ajuda de quem entende do assunto.

Além disso, é preciso planejar as ações com um certo apelo emocional, mas que seja feito de forma inteligente e que não pareça apelativo em excesso. Isso significa saber exatamente o que cativa a sua persona. Podendo até mesmo ser interessante a aplicação do neuromarketing que é a identificação de padrões e comportamentos que influenciam o seu cliente no processo de decisão da compra de seus produtos.

Mix de produtos

O mix de produtos que você oferece na sua loja vai dizer muito sobre quem é o seu público e quais os hábitos de consumo que ele pode ter. Assim, esse é um fator que pode limitar ou privilegiar o emprego de um determinado formato de ações. 

Por exemplo, um varejista que trabalha com uma grande variedade de produtos, pode adotar um tipo de marketing sensorial mais universal e que é capaz de conversar bem com a marca, com as suas ofertas e com os clientes: a música. Já o varejista que trabalha com um ramo ou nicho muito específico, ficará mais restrito às ações que ele pode implementar na loja.

Em resumo, o marketing sensorial já é aproveitado de forma inovadora pelas marcas para estimular e criar vínculos sensoriais e emocionais com seus clientes. Estratégias que variam do uso de músicas, sabores e aromas para encantar o público e, assim, gerar mais vendas.

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