6 alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente

6 alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente

Você sabe quais são os alimentos consumidos pelos brasileiros com maior frequência? Se pensarmos em nossos hábitos, já podemos ter uma ideia. Mas esse é um tema tão importante que o próprio IBGE foi atrás da resposta ainda em 2008. O estudo Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil não tem um resultado tão animador. 

Naquele ano, apenas 10% dos brasileiros consumiram frutas, legumes e verduras habitualmente. E a maior parte era exatamente a população rural. Pessoas que vivem em meios urbanos consomem alimentos mais industrializados e calóricos – e adolescentes adoram alimentos ricos em gordura e açúcar. Outro dado é o de que existe uma demanda regional por alguns poucos itens, como açaí e mandioca.

Em 2017, o IBGE fez uma nova pesquisa. A “Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 – Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil” foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde. Foram ouvidos mais de 45 mil moradores de cerca de 20 mil domicílios. E o resultado não surpreende: o consumo de verduras e legumes se mantém aquém do esperado.

Então, o que estamos comendo? Veja a seguir os alimentos consumidos pelos brasileiros com maior frequência, de acordo com o estudo!

 

6 alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente

Os alimentos consumidos pelos brasileiros diariamente são: arroz, feijão, café, pão de sal e carne bovina. Na 6ª posição, aparecem os sucos, refrescos e refrigerantes.

Mesmo considerando faixa etária e o gênero, a pesquisa não aponta muitas diferenças. Há somente uma curiosidade: adolescentes raramente citam hortaliças, e incluem doces, biscoitos e bebida láctea entre os itens mais consumidos.

Há também um aspecto regional interessante. O Norte e o Nordeste citam a farinha de mandioca, enquanto a região Sul cita bastante os chás. Além disso, há diferenças de classe social. Pessoas com melhor condição financeira se referiram a sanduíches, alface e tomate. Quanto às camadas financeiramente mais vulneráveis da população, citaram peixes, preparações à base de peixe e farinha de mandioca.

Veja a seguir um pouco mais sobre os alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente. 

 

1) Café

O café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do mundo. No Brasil, o consumo de café entre os idosos chega a 87,1% da população. No total, em 2018, são 78,1%. Isso significa que o “ouro líquido”, na visão dos amantes de café, é um dos alimentos consumidos pelos brasileiros, e com gosto!

O café é também responsável pela maior média de consumo diário por indivíduo: 163,2 gramas/dia. 

 

2) Arroz

A pesquisa do IBGE de 2008 apontou que 84% dos entrevistados consomem arroz. Após 10 anos, o consumo caiu para 76,1%. Houve queda do consumo principalmente no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A parte da população com maior renda (25%) foi a principal responsável pela redução: de 79,9% para 67,1%.

Essa fonte de carboidrato fornece energia ao organismo e é um alimento-base da dieta brasileira. O cereal não contém colesterol e é uma boa fonte de sais minerais, de fácil digestão. Não à toa, faz a dobradinha mais famosa do Brasil com o feijão. A título de curiosidade, a China é o maior produtor e consumidor de arroz do mundo.

 

3) Feijão

O IBGE descobriu que 72,8% das pessoas comiam feijão em 2008. Mas o consumo em 2018 atingiu 60%. O Sudeste lidera o consumo. Na Região Norte, 44,1% das pessoas relatou o consumo de feijão. Essa porcentagem é bem abaixo do Centro-Oeste (72,8%) e do Sudeste (65,9%).

Fonte de nutrientes essenciais, o feijão é referência para uma vida saudável. Possui proteínas ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Sua alta concentração de lisina (aminoácido) é de grande valor para complementar proteínas dos cereais, como o arroz. 

É um dos alimentos consumidos pelos brasileiros em diversas formas, como o caldo de feijão. Por isso, o consumidor tem suas marcas de feijão preferidas.

 

4) Pão de sal

O pão de sal, pão francês, pãozinho ou cacetinho foi consumido por 63% dos entrevistados em 2008 e por 50,9% em 2018.  Reunindo apenas farinha, sal, fermento e água, o alimento é muito popular em diversos países – especialmente no Brasil, no Chile e na região dos Andes (Bolívia e Peru). Argentina e Uruguai também gostam, mas não tanto quanto aqui. 

Ele está presente nas mesas de café da manhã e da tarde em todo o país. Pode acompanhar diversos caldos e atender a gostos inusitados. Conhece alguém que já comeu pão de sal com feijão? Pode ter certeza de que existe!

 

5) Carne bovina e aves

O consumo de carne bovina no Brasil caiu de 2008 para 2018. Em 2008, 48,7% dos entrevistados da pesquisa, mas recentemente apenas 38,2%. É um dos mais populares alimentos consumidos pelos brasileiros diariamente. As aves não ficam tão atrás e são consumidas por 30,8% da população. Mesmo com os movimentos mais recentes de vegetarianismo e veganismo, carnes e aves estão na mesa de milhões. 

Não por acaso, o Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina no mundo. Em 2015, tinha o maior rebanho (209 milhões de cabeças) e o segundo maior índice de exportação (1,9 milhões de toneladas). Era também o segundo maior consumidor (38,6 kg/habitante/ano).

 

6) Sucos e refrigerantes

Por fim, completando a lista dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, estão sucos e refrigerantes. Em 2018, sucos são consumidos por 33,1%, enquanto os refrigerantes fazem parte da rotina de 15,4%. É um notícia boa, em termos nutricionais, porque houve queda em relação a 2008.

Com exceção dos sucos integrais, não são alimentos tão saudáveis. Mas, pelos resultados da pesquisa, o brasileiro não se importa tanto com esse fato.

 

Consumo na região Norte

Na Região Norte, podemos destacar alguns dados interessantes. Foi o local que mais se referiu à farinha de mandioca (40,6% da população na Região Norte), açaí (12,4%) e peixe fresco (16,8%). Nas demais regiões, a referência a esses alimentos não é tão forte. 

Agora você conhece os alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente. E, assim, já sabe o que não pode faltar no seu estabelecimento.

ESS Assessoria

MAIS DE 12 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui