5 dicas de atendimento ao público para seu mercado ou restaurante

5 dicas de atendimento ao público para seu mercado ou restaurante

O gestor de um negócio alimentício bem-sucedido certamente foi atrás de dicas de atendimento ao público. Seja em um mercado, seja em um restaurante, não basta oferecer bons produtos ou pratos. O atendimento de excelência é fundamental para fidelizar o cliente. Por isso, veja a seguir nossas 5 dicas de atendimento ao público para seu mercado ou restaurante.

 

Dicas de atendimento ao público

1. Faça um bom planejamento

O planejamento estratégico empresarial é uma medida obrigatória para quem deseja ter uma gestão eficiente. Ele contribui para que o gestor tenha uma visão clara sobre todos os processos internos do negócio. Dessa maneira, consegue enxergar falhas e acertos, ameaças e oportunidades. 

Esse planejamento envolve todos os setores, inclusive o atendimento ao cliente. É um procedimento que vai desde a recepção no estabelecimento até o pagamento. Todas as ações devem ser avaliadas para que os erros sejam minimizados ou eliminados. Assim, o cliente sairá satisfeito de seu comércio. Por isso, o planejamento é uma das dicas de atendimento ao público mais importantes.

2. Mostre-se disponível e educado no atendimento

Quando você entra em um estabelecimento, uma das coisas em que mais repara (ainda que inconscientemente) é a educação do atendente. Um profissional educado e cordial chama a atenção. Em um restaurante, isso é ainda mais relevante, porque o cliente adora “ser amigo do garçom”. 

Por isso, todos os profissionais em seu mercado ou restaurante devem ser cordiais e se mostrar disponíveis ao cliente. Desejar boas-vindas, acomodá-lo no melhor lugar, esclarecer dúvidas sobre produtos ou cardápio, tudo isso joga a seu favor. 

 

3. Invista em tecnologia

A tecnologia sempre está presente entre as dicas de atendimento ao público de qualquer negócio. Ela é uma aliada da qualidade e da excelência. Quando falamos em restaurantes e mercados, esse recurso aparece em diversos momentos:

 

  • Aplicativo e delivery: por meio de app próprio ou de terceiros, facilite o atendimento ao cliente que não se dirige ao estabelecimento e que gosta de autonomia.
  • Sistema para ponto de venda: sistema de gestão para o estabelecimento, que ajuda a processar o pedido e o pagamento.
  • Cardápio eletrônico: o cliente pode consultar o cardápio pelo smartphone ou tablet e até fazer pedidos pela internet.

 

4. Ofereça treinamento aos profissionais

Ter funcionários qualificados e experientes é excelente para seu restaurante ou mercado. Esses profissionais devem ser constantemente treinados a fim de se manterem atualizados com as melhores práticas de atendimento.

Lembra que falamos de cordialidade, disponibilidade e educação? Algumas pessoas oferecem isso de forma mais natural, mas outras não. O treinamento pode ajudá-las com isso. Afinal, a experiência do cliente é diretamente impactada pela forma como ele é atendido no local. Por isso, pense em alguns tópicos passíveis de treinamento, tais como:

 

  • explicações sobre o menu oferecido, as promoções ou os produtos em exposição;
  • procedimentos internos do negócio, bem como visão, missão e valores;
  • técnicas de relacionamento (ótimas para lidar com clientes difíceis);
  • processo ideal de atendimento;
  • perfil do público-alvo;
  • técnicas de vendas.

 

5. Colha feedbacks dos clientes

Por fim, uma das ótimas dicas de atendimento ao público é colher feedbacks dos clientes. Seu objetivo no negócio é aumentar as vendas, certo? Além de olhar seus processos internos para saber onde otimizá-los, você precisa dar atenção para quem compra seus produtos.

O cliente é a melhor pessoa para dizer onde estão os acertos e as falhas no atendimento. Ou seja, ele dirá a você o que atrapalha as vendas e a fidelização. O gestor pode disponibilizar uma “caixinha de sugestões”, com opiniões anônimas, mas pode também perguntar diretamente aos clientes.

Mostre-se sempre aberto às sugestões e às reclamações, porque elas são o ponto de partida das suas melhorias. Inclusive, treine seus profissionais para saber receber feedbacks e solicitá-los ao finalizar o atendimento.

Ao se deparar com uma reclamação justa, que prejudica a experiência do cliente, pense em um sistema de recompensa. Desse modo, ele voltará ao local por se sentir valorizado. Um cupom de desconto para a próxima visita é uma ótima ideia!

Aprender novas dicas de atendimento ao público pode alavancar as vendas do seu mercado ou restaurante. Planeje-se, utilize a tecnologia e tenha profissionais treinados, educados e disponíveis. O feedback também é importante para estar em harmonia com o cliente.

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