O consumidor, de forma geral, está disposto a pagar mais para ter uma experiência de compra satisfatória, encantadora e, segundo uma pesquisa da PwC, 86% das pessoas que participaram desse estudo estão dispostas a pagar mais para receber uma ótima experiência. Nesse cenário, as pessoas que buscam o encantamento na hora de fazer uma compra estão dispostas a pagar até 18% a mais por algo que ofereça uma experiência diferenciada.
Além disso, a pesquisa feita pela multinacional de consultoria e auditoria mostra que o CX, sigla para experiência do cliente, tem influência nas compras por impulso já que 49% dos entrevistados disseram ter comprado algum item por conta de uma experiência personalizada, para atrair e reter a atenção dos clientes é preciso ir muito além de boas ofertas.
Toda a experiência deve ser marcante, precisa valorizar o cliente e sem problemas durante a jornada e, para isso, o especialista destaca cinco estratégias para melhorar a experiência do cliente em 2023.
1) Consonância entre os canais de venda
Ps preços nos pontos físicos e digitais não podem ter valores discrepantes porque muitos clientes preferem ir até a loja física comprar um produto depois de iniciar sua jornada online.
2) Praticidade de compra
No ambiente digital os usuários devem encontrar os produtos de forma simples e fácil em qualquer dispositivo. A praticidade de aquisição é um dos fatores mais favoráveis à uma boa experiência com a marca.
3) Entrega do produto
Receber as compras com agilidade é um dos aspectos principais e mais exigidos pelo consumidor atualmente e muitos clientes preferem pagar mais para ter opções de entregas em tempo menor. Para os varejistas, a dica é se preparar para garantir que as compras sejam entregues dentro do tempo estimado.
4) Canais de mensageria
A mensageria significa a comunicação entre serviços internos ou externos de um sistema, como um carrinho abandonado onde a empresa varejista consegue enviar vouchers ou promoções personalizadas para conquistar o cliente. Existem diversas opções no mercado, mas o e-mail ainda é eficiente no varejo.
5) Agentes de voz
Hoje, os agentes virtuais de voz permitem ao varejista fazer ofertas de produtos personalizados para cada consumidor e também podem solucionar dúvidas e demandas corriqueiras dos consumidores.