Robô inteligente dá 14 dicas para os supermercados venderem mais

Robô inteligente dá 14 dicas para os supermercados venderem mais

Se você acha que o Google já facilita a sua vida, vai descobrir que as coisas podem ficar ainda mais interessantes usando o ChatGPT. Aliás, faça um teste e jogue esse nome na busca do Google para ver como o site de inteligência artificial tem tudo para ficar mais famoso do que o metaverso, que, pouco tempo atrás, era a bola da vez nas reportagens sobre tecnologia no varejo.

Mas afinal o que é o ChatGPT? Na prática, ele tem impressionado pela capacidade de responder de forma muito rápida perguntas feitas pelos usuários. Mas não apenas isso. As respostas refletem uma seleção de informações úteis, apresentadas muito rapidamente e a partir de um texto claro e de raciocínio lógico. É como se você estivesse lendo uma reportagem ou um texto construído por alguém que domina a comunicação escrita.

Isso é possível porque a ferramenta consiste em um algoritmo de chatbot autônomo baseado em inteligência artificial. Segundo alguns sites especializados em tecnologia, trata-se de uma rede neural de linguagem desenvolvida pela startup OpenAI e baseada no modelo de linguagem chamado Transformer GTP-3. Em outras palavras, significa que o algoritmo foi treinado em uma grande quantidade de informações da internet para ser capaz de gerar textos fluidos e de responder perguntas sobre inúmeros tópicos.

Ocorreram teste com perguntas como: “Como os supermercados podem aumentar as vendas?”. O chatbot respondeu em menos de um minuto apresentando 7 dicas. Solicitou-se ao robô reelaborar a resposta e novamente ele trouxe 7 recomendações: a maioria diferente da primeira leva ou, quando a sugestão era a mesma, apresentando uma abordagem nova. 

A seguir 14 recomendações do ChatGPT, lembrando que você pode fazer seu próprio teste com assuntos que considere relevantes para seu negócio:

1ª leva de resposta

As primeiras 7 sugestões apresentadas à pergunta foram essas:

1 – Ofereça descontos e promoções: os supermercados podem oferecer descontos e promoções em produtos populares para atrair clientes

2 – Melhore o layout e o design da loja: ao otimizar esses dois aspectos, os supermercados facilitam aos clientes encontrar os produtos que estão procurando e incentivam as pessoas a explorar mais mercadorias

3 – Amplie o mix de produtos: os supermercados podem atrair novos consumidores e aumentar as vendas ampliando o sortimento de produtos com itens populares e sob encomenda

4 – Destaque os serviços aos clientes: oferecer serviços excepcionais aos consumidores pode aumentar a satisfação deles e estimulá-los a visitar a loja com maior frequência, além de incentivar uma propaganda boca a boca positiva

5 – Introduza novas ferramentas: os supermercados devem usar tecnologia para enfatizar a experiência de compra, como self-checkouts, pagamento por celular e recomendações de produtos a partir do histórico de compras do cliente

6 – Promova eventos e experiências dentro da loja: a fim de atrair e incentivar os consumidores a comprar novos e diferentes produtos, os supermercados podem realizar eventos, tais quais demonstração de como preparar pratos e degustações

7 – Amplie a presença on-line: os varejistas devem melhorar sua presença digital e a capacidade do seu e-commerce de alcançar consumidores que preferem a compra online ou por meio do celular

Ao final das sugestões acima, o chatbot conclui o texto dessa forma: “Implementando algumas ou todas essas estratégias, os supermercados podem elevar vendas e melhorar a satisfação dos clientes, alcançando crescimento e rentabilidade em longo prazo.” 

2ª leva de respostas

Ao pedir uma reelaboração das respostas, essas foram as indicações do ChatGPT:

1 – Promoções e descontos: oferecer promoções frequentes e descontos em produtos populares encoraja os clientes e comparar mais e também atrai novos consumidores, seduzidos pela vantagem no preço

2 – Exposição casada e trade up: incentivar o consumidor a comprar produtos complementares ou adquirir opções mais caras ajudam a aumentar as vendas totais

3 – Localização dos produtos e merchandising: expor produtos populares ou de margens mais altas em locais nobres contribuem para melhorar a sua visibilidade e, portanto, as vendas. Técnicas de merchandising como utilizar displays atraentes ou agrupar produtos que atendem o mesmo momento de consumo também podem ser efetivas

4 – Programas de fidelidade: implementar ferramentas de relacionamento incentiva os clientes a retornar à loja e a reincidir em suas compras

5 – Alternativas de compras online: oferecer opções de compra eletrônica e delivery pode atrair clientes que preferem a conveniência de comprar em casa

6 – Marketing personalizado: utilizar dados do consumidor para oferecer recomendações e promoções customizada aumentam o engajamento e a fidelidade deles

7 – Serviços ao consumidor: oferecer excelência em serviços cria uma experiência positiva de compra e eleva a lealdade do cliente

O ChatGPT conclui dizendo: “No geral, a combinação dessas estratégias, costuradas para atender necessidades e preferência do público-alvo, pode ajudar os supermercados a aumentar as vendas.”

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