Escolher quais ações fazer no supermercado no Dia dos Namorados fará toda a diferença para aumentar as suas vendas e as chances de fidelização de clientes. Afinal, essa é uma das datas comemorativas mais importantes do varejo, e o seu supermercado também pode aproveitar esse período para se destacar.
Isso porque, mesmo em tempos de crise, as pessoas buscam formas de celebrar as datas importantes. Ou seja, as pessoas podem fazer jantares em casa ou surpresas que não envolvam grandes gastos e o supermercado é o lugar perfeito para encontrar tudo o que eles precisam para isso.
Assim, oferecer aos clientes a oportunidade de celebrarem a data de uma forma diferente, mas que seja única pode ser uma excelente saída para os supermercados. Se você já está se preparando para a data, confira as nossas dicas de ações para fazer no Dia dos Namorados e garanta boas vendas para o seu negócio. Boa leitura!
Dia dos Namorados no supermercado: quais ações fazer
Escolher as ações que serão realizadas no seu estabelecimento pode fazer toda a diferença. Afinal, é com elas que você conseguirá atrair clientes para a sua loja, influenciá-los no momento da compra, fazer com que a sua marca fique gravada na memória deles e até mesmo fidelizá-los.
Para ter sucesso nesta tarefa é fundamental que você conheça os seus clientes, do que eles gostam, o que atrai a atenção deles e quais as ofertas ou promoções que eles mais gostam. Assim, será possível convencê-los a ir até o seu supermercado e a comprar alguma coisa para a celebração.
Mas, para isso é preciso se destacar da concorrência, e olha que ela não é pequena. Já que não apenas os supermercados, mas todo o varejo, estará disputando a atenção das pessoas. Portanto, confira as nossas dicas de ações para o Dia dos Namorados.
1. Realize sorteios
A primeira dica de ação para fazer no supermercado no Dia dos Namorados é a realização de sorteios. Sim, muitas empresas optam por esse tipo de ação, por isso que, para conseguir se destacar, você precisa escolher quais serão os prêmios oferecidos.
Neste caso fica claro o porquê de se conhecer bem o seu cliente, já que os produtos ou experiências sorteados devem ser tanto atrativos para os clientes, como representar a data que está sendo celebrada. Algumas ideias de prêmios:
- Cesta de produtos: pode ser composta por itens de diferentes setores do supermercado, tais como itens alimentícios, bebidas e produtos de cuidados pessoais. Lembre-se de incluir produtos que possam ser interessantes para o casal;
- Jantares românticos: é preciso apenas ficar atento para escolher um local que esteja seguindo as regras de distanciamento social e que seja capaz de garantir a segurança para a realização do jantar. É importante também que o casal possa escolher a data em que o jantar será realizado;
- Hospedagem em hotéis: pode ser sorteado um final de semana em algum hotel fazenda. Assim como no jantar, é importante certificar-se de que a segurança será mantida e que o casal possa escolher quando a viagem será realizada;
- Vale compras: muitas vezes os casais preferem receber um vale compras em um bom valor do que receber determinados presentes. Portanto, essa pode ser uma alternativa de premiação do sorteio.
Lembre-se sempre que é impossível agradar a todos os clientes, entretanto, é preciso saber o que a maioria dos seus clientes gostam ou estariam interessados em receber em um sorteio. Dito isso, você poderá realizar uma pesquisa de satisfação do cliente para entender quais seriam os prêmios mais atrativos.
Ou ainda, você pode realizar ações nas redes sociais estimulando os clientes a responderem enquetes sobre o que eles preferem que seja sorteado. Neste caso, dê três ou quatro opções e deixe os clientes voltarem. Depois confira quais foram as opções mais votadas e então faça o sorteio delas.
2. Invista nos pares
As promoções são sempre uma excelente forma de atrair clientes para o supermercado. Por isso, no Dia dos Namorados, invista em promoções diferenciadas que vendem produtos aos pares, assim, o casal poderá se beneficiar. Ou então, mesmo que os produtos não sejam destinados para o casal especificamente, você ainda fica dentro da temática.
Essa campanha promocional pode ser realizada no formato “Leve 2 e pague 1” ou “Comprando 2 itens você ganha o terceiro”. Escolha os produtos que possam ser mais interessantes e mais procurados para o período para essas ofertas. Assim, você atrai não apenas os casais para o seu supermercado, mas também outros clientes que queiram aproveitar os bons preços.
Ainda, a campanha pode ser feita com a preparação e venda de kits para o casal. Por exemplo, no setor de higiene pessoal, faça kits com produtos para homens e mulheres, e não se esqueça de incluir itens para os casais homossexuais. Isso pode ser feito também com itens de vestuários, caso o seu supermercado trabalhe com esses produtos.
3. Crie expectativa no cliente
Uma das formas de conseguir atrair a atenção do cliente para o seu supermercado é criar expectativa. Por isso, é importante que essa ação do Dia dos Namorados seja planejada com antecedência.
A ideia neste caso é a seguinte, você pode utilizar as suas redes sociais ir dando spoilers sobre como será a decoração da loja, de quais serão as promoções, que muitas novidades aguardam os clientes, que o supermercado irá trazer ofertas imperdíveis para a celebração do Dia dos Namorados. É importante que você não conte toda a história, ou quais são todos os produtos em oferta.
Você pode mostrar uma etiqueta de preço indicando o preço anterior e o preço com desconto, mas sem mostrar qual é o item. Ou então uma pequena parte da decoração dos produtos na padaria. Desta forma, você deixará o cliente curioso, fazendo com que ele vá até a sua loja para conferir os produtos de perto.
4. Invista na divulgação das ofertas
Nenhum período promocional será um grande sucesso se as ofertas não foram divulgadas adequadamente. Por isso, invista em diferentes mídias para contar às pessoas sobre as ofertas e sorteios que serão realizados no Dia dos Namorados no seu supermercado.
Você poderá fazer isso através das redes sociais, conforme mencionamos anteriormente, no encarte do supermercado, no site, enviando notificações para os clientes que possuem o aplicativo do supermercado, e-mails para os clientes cadastrados no programa de fidelidade e, através de mensagens no WhatsApp.
Por mais que o esforço seja grande, quanto maior o número de mídias utilizadas, mais pessoas de diferentes perfis serão informadas das ofertas. Isso irá atrair mais clientes para o seu supermercado e garantir o aumento das vendas.
Lembre-se de que você não precisa divulgar o supermercado em todas as mídias possíveis. Muitas vezes é um melhor negócio focar naquelas que realmente consigam trazer clientes para a sua loja. Caso contrário, você estará gastando tempo e dinheiro em algo que não te trará o retorno desejado.
5. Faça parceria com outras lojas do varejo
A nossa próxima dica de ação para fazer no supermercado no Dia dos Namorados é uma parceria com outras lojas do varejo. Provavelmente você conhece outras lojas que poderiam oferecer bons presentes para serem distribuídos no Dia dos Namorados.
Assim, o estabelecimento de parceria além de fortalecer e divulgar a sua marca, ele ainda ajuda a fortalecer o comércio local, impulsionando a economia do bairro ou da cidade em que você está localizado.
Vale a pena mencionar que da mesma forma que a loja promove o seu supermercado, o supermercado também deverá auxiliar na promoção da loja. Portanto, você pode fazer uma troca, oferecendo algo para os clientes dessas lojas, como as cestas de produtos.
6. Decoração o supermercado para o Dia dos Namorados
Por último, mas não menos importante, está a decoração do supermercado para o Dia dos Namorados. Esta ação faz parte do marketing sensorial e serve para que o cliente entre no clima da data durante as compras.
Assim, você poderá destacar os produtos em promoção utilizando a decoração. Seja nas ilhas de produtos distribuídas pela loja, ou em cada uma das seções em que as promoções estejam sendo feitas. Utilize corações, velas e setas do cupido. Aproveite as embalagens de presentes para criar esculturas e atrair a atenção dos clientes para os principais produtos.
7. Aposte na trilha sonora certa
Você provavelmente já sabe que a música pode mudar completamente a atmosfera em um ambiente. Basta lembrar dos lugares em que você frequenta que a música era boa e agradável e daqueles em que a trilha sonora deixava a desejar.
Os varejistas logo perceberam o poder de influenciar o ambiente da loja e começaram a reproduzir música em seus estabelecimentos. Apesar de alguns desses negócios constatarem que houve um aumento nas vendas, outros viram tanto o número de clientes, quanto o de vendas caíram.
As empresas de sucesso conseguiram acertar na escolha das músicas, fazendo com que elas combinassem com o gosto do cliente e a personalidade da marca. Já as que fracassaram não se preocuparam com isso, deixando a escolha das músicas sob responsabilidade dos vendedores ou mesmo do próprio dono da empresa, o que é um grande erro.
Portanto, para celebrar o Dia dos Namorados no supermercado é importantíssimo escolher a trilha sonora certa. O ideal é que você inclua na programação musical da sua rádio músicas mais românticas, mas que ainda assim continuem seguindo o gosto musical dos consumidores e a mantenha a identidade da sua marca.
8. Crie uma estratégia híbrida
Ao longo deste artigo falamos bastante sobre as ações que podem ser feitas no supermercado para o Dia dos Namorados, certo? Mas, com o aumento crescente das vendas por e-commerce, não podemos deixar de falar da importância de estender algumas dessas ações para a sua loja virtual.
Algumas das ações que você pode fazer seria criar uma landing page com as ofertas do Dia dos Namorados. Desta forma, fica bem mais fácil para os clientes que estiverem procurando opções de presentes ou para celebrar a data de encontrar o que procuram.
Além disso, você também pode oferecer cupons de desconto para a loja física a todos os clientes que fizerem compras online. Assim, além de incentivar as compras pela loja virtual, você ainda estimula os clientes a irem ao supermercado aumentando o movimento na sua loja física.
Outra opção é investir na experiência omnichannel, uma tendência para o varejo. Com ela, você oferece diferentes canais para o consumidor se relacionar com a sua marca, e ele decide qual é o melhor para cada etapa da compra.
Por exemplo, o cliente pode fazer a busca pelo aplicativo, efetuar a compra pelo site, efetuar o pagamento e a retirada dos produtos na loja. Mas, para que essa estratégia funcione é fundamental que todos os seus sistemas estejam bem integrados e a sua equipe possa consultar as informações sobre os clientes e as compras em qualquer plataforma.