Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio

Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio

Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma mercearia está ligado aos produtos que ela oferece ao consumidor. Conhecer o público-alvo do seu negócio será fundamental para saber quais produtos para mercearia são mais buscados pelos clientes e que não podem faltar no seu negócio.

Sabemos que existe uma variedade infinita de produtos e marcas no mercado, porém para esse modelo de negócio é essencial vender apenas os itens que são mais consumidos no dia a dia da população, uma vez que as mercearias não dispõem de grandes espaços para expor e armazenar os produtos. Escolher os itens certos é essencial para conseguir bons faturamentos na sua empresa.

Quer saber qual deve ser o faturamento ideal da sua mercearia? Confira a nossa calculadora gratuita e descubra quanto sua mercearia deve faturar de acordo com os metros quadrados da loja.

Para te ajudar a escolher os produtos certos para a mercearia, preparamos esse artigo com os principais itens que são vendidos e que você pode oferecer aos clientes. Acompanhe a leitura e confira o que não pode faltar nas prateleiras! Aproveite também a nossa dica de como melhorar a experiência de compras para aumentar as suas vendas e fidelizar os clientes!

Confira a lista de produtos que não podem faltar na sua mercearia

Antes de adquirir uma lista enorme de produtos do seu fornecedor, é preciso entender que uma mercearia é, de certa forma, um pequeno negócio. Ou seja, você tem um espaço limitado para expor produtos, por isso, precisa escolher aqueles mais procurados e que te ajudaram a ter boas vendas. 

Além disso, você precisará pensar o que é mais importante: oferecer uma grande diversidade de produtos e uma menor diversidade de marcas, ou ter uma grande diversidade de marcas e menos produtos. Afinal, você não terá espaço para tudo.

Se a sua mercearia já está em funcionamento e você não está obtendo os resultados desejados, pode ser necessário avaliar se os produtos disponíveis realmente estão atendendo às necessidades dos clientes. Mas, não se esqueça que outros aspectos também podem ser melhorados para oferecer a melhor experiência aos seus clientes.

Confira a lista de produtos que não podem faltar na sua mercearia.

1. Alimentos perecíveis e não perecíveis

Nessa categoria estão os produtos mais básicos, ou seja, aqueles itens que são consumidos por todas as famílias. Isso significa que esses itens além de serem os mais procurados, também são os mais vendidos no dia-a-dia.

Veja a lista de quais são esses alimentos:

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Macarrão;
  • Grão-de-bico;
  • Lentilha;
  • Açúcar;
  • Sal;
  • Óleo;
  • Azeite;
  • Temperos prontos;
  • Maionese;
  • Extrato e molho de tomate;
  • Fermento;
  • Massa para bolo;
  • Trigo;
  • Enlatados (ervilha e milho);
  • Farinhas;
  • Farofas;
  • Café;
  • Chá;
  • Leite.

2. Alimentos congelados

Dentre os produtos para mercearia também não podem faltar os alimentos congelados. Afinal, esses itens são cada dia mais buscados pelos consumidores que precisam fazer uma refeição rápida e prática, e com certeza será um grande diferencial para o seu negócio oferecer uma boa variedade deles.

Lembre-se que para garantir a qualidade dos produtos, você deve dar uma atenção especial à forma como eles são armazenados. Lembre-se que eles precisam ficar em freezers ou congeladores, de acordo com a temperatura indicada pelos fabricantes e, se possível, faça o controle diário de temperatura, para certificar-se de que o produto esteja bom para ser vendido. Vamos ver agora alguns produtos congelados que são mais buscados em mercearias:

  • Frango;
  • Carne vermelha;
  • Peixe;
  • Lasanha;
  • Pizza;
  • Salsicha;
  • Hambúrguer;
  • Linguiça;
  • Pão de queijo;
  • Batata palito;
  • Pratos prontos;
  • Vegetais;
  • Frutas;
  • Sorvetes;
  • Pão de alho para churrasco.

3. Frios

Uma mercearia que possui uma seção de frios sabe que esses itens também estão no topo dos mais vendidos. Isso porque esses produtos são bastante versáteis e podem ser utilizados para o preparo de lanches rápidos, café da tarde ou até mesmo em receitas especiais. 

Os frios também são produtos para mercearia que precisam ser acondicionados sob refrigeração para garantir a sua qualidade. Portanto, cuidados muito semelhantes aos itens congelados devem ser tomados. Dentre os frios que são mais procurados, podemos destacar: 

  • Queijos de diferentes tipos;
  • Presunto;
  • Apresuntado;
  • Mortadela;
  • Peito de peru;
  • Peito de frango;
  • Salame;
  • Requeijão;
  • Manteiga;
  • Margarina;
  • Leite Fermentado;
  • Iogurtes;
  • Sobremesas lácteas.

4. Hortifrúti

Ter um hortifrúti dentro da sua mercearia será um grande diferencial para o seu negócio. Isso porque a busca por uma alimentação saudável vem aumentando e se a mercearia oferecer um bom mix de produtos muitos clientes vão preferir comprar com você do que com o concorrente. 

Mas, atenção, para ter itens de hortifrúti na sua lista de produtos para mercearia é preciso tomar alguns cuidados com o manuseio e o armazenamento desses itens. Geralmente alimentos amassados ou danificados são rejeitados pelos consumidores e há grandes chances de prejuízo. Além disso, é fundamental garantir que eles estarão frescos e que serão de qualidade. 

Uma dica é negociar com os fornecedores de modo que a compra ou a entrega desses produtos seja feita com mais frequência e em menores quantidades. Assim, fica mais fácil garantir que não irão estragar antes de serem vendidos e que você terá sempre alimentos frescos para oferecer. Alguns dos itens de mais consumidos no hortifrúti de mercearias são:

  • Frutas (banana, maçã, pera, laranja, mexerica, melão, melancia, uva, manga, etc.);
  • Legumes (batata, cenoura, pimentão, abobrinha, berinjela, etc.);
  • Verduras (alface, couve, repolho, rúcula, escarola, agrião, etc.);
  • Alho;
  • Cebola;
  • Cebolinha;
  • Salsa;
  • Coentro;
  • Hortelã;
  • Alecrim;
  • Tomilho.

5. Padaria

Todo mundo gosta de comer um pão francês fresquinho no café da manhã ou no lanche da tarde, não é mesmo? E é por isso que ter itens de padaria na sua lista de produtos para mercearia é praticamente obrigatório. Caso você não queira investir em uma produção própria, é possível encontrar um fornecedor local, mas o mais importante é não deixar de oferecer esses produtos. Vejamos os principais:

  • Pão francês;
  • Pão de forma de diferentes tipos, tais como integral e pão branco;
  • Pão de cachorro-quente;
  • Pão de hambúrguer;
  • Bisnaguinha;
  • Biscoitos recheados e simples, doces e salgados;
  • Bolos;
  • Tortas;
  • Salgados (coxinha, risoles, empada, bolinho de carne, esfiha, dentre outros).

6. Bebidas

Quem nunca precisou comprar uma bebida de última hora e recorreu à mercearia do bairro? Todo mundo né? Esse exemplo apenas reforça a importância de ter uma grande variedade de bebidas, sejam elas alcoólicas e não alcoólicas, na sua lista de produtos para mercearia. Além da variedade, lembre-se de ter as marcas líderes de mercado e também opções a temperatura ambiente e refrigerados. Vamos conferir agora quais bebidas não podem faltar no seu negócio:

  • Água (com e sem gás);
  • Leite (normal, sem lactose e vegetal);
  • Sucos;
  • Água de coco;
  • Refrigerantes;
  • Cervejas;
  • Vinhos;
  • Chás prontos;
  • Achocolatado;
  • Vodka;
  • Whiskey;
  • Cachaça.

7. Produtos de limpeza

Disponibilizar produtos de limpeza na sua mercearia não é um diferencial, mas sim algo essencial para atrair clientes. Afinal, a busca por esses produtos é praticamente diária para deixar a casa limpa é muito frequente. Portanto, esses itens possuem muita saída. Os itens mais procurados são:

  • Água sanitária;
  • Desinfetante;
  • Detergente;
  • Esponja de aço;
  • Sabão em pó;
  • Amaciante;
  • Sabão em pedra;
  • Alvejante;
  • Vassoura;
  • Pá de lixo;
  • Rodo;
  • Pano de chão;
  • Pano de prato;
  • Luva de borracha;
  • Pedra sanitária;
  • Sacos de lixo.

8. Higiene pessoal e cosméticos

E a última categoria de produtos para mercearia que vamos falar é a dos itens de higiene pessoal e cosméticos. Você não precisa oferecer todos os produtos de higiene para seus clientes, porém é muito interessante que tenha os itens básicos para atender as necessidades do dia-a-dia do seu público.

Entre os produtos mais buscados podemos destacar:

  • Shampoo;
  • Condicionador;
  • Creme de pentear;
  • Desodorante;
  • Creme dental;
  • Sabonete;
  • Creme de barbear;
  • Lâmina de barbear;
  • Escova de dentes;
  • Papel higiênico;
  • Absorvente;
  • Touca de banho;
  • Hidratante corporal;
  • Hidratante para as mãos e pés;
  • Espuma de barbear;
  • Algodão;
  • Cotonete;
  • Esponja para banho.

Esses são os principais produtos que podem ser vendidos em uma mercearia. Vale a pena mencionar que é claro que existe uma infinidade de itens que podem ser incluídos nesta listagem. Entretanto, para começar o seu negócio esses produtos para mercearia já serão o suficiente. 

Lembre-se que, itens não vendidos podem ser um sinônimo de prejuízo. Afinal, você não quer ficar com produtos parados no estoque ou ter que vendê-los a um preço muito baixo para não ter perdas por vencimento. Portanto, é fundamental prestar atenção ao que você escolhe para colocar nas prateleiras. A seguir, vamos te ensinar como ter um mix de produtos sob medida para a sua mercearia.

Produtos para mercearia: como oferecer os produtos certos

Com as nossas dicas você será capaz de oferecer uma boa variedade de marcas e produtos na mercearia. Entretanto, é preciso ficar atento às necessidades do seu público-alvo para conseguir atendê-las. 

Mesmo porque, se o cliente for à mercearia e frequentemente se deparar com a falta de produtos, esse será um ponto negativo para a sua empresa, que corre o risco de ficar conhecida justamente por não oferecer itens básicos. Justamente por isso, os seus clientes serão o parâmetro de quais itens estão faltando na sua mercearia, de quais não são do interesse deles e quais são aqueles que nunca podem faltar no seu negócio. 

Após alguns meses de funcionamento, você já saberá quais são os produtos com maior procura e qual é a média de vendas deles. Desta forma, analisar os relatórios de vendas é essencial para que você consiga planejar o estoque da mercearia e comprar a quantidade certa.

Além disso, você também pode instruir os operadores de caixa a perguntar ao cliente se ele sentiu falta de algum produto enquanto estava fazendo as compras. Ou seja, você mostra ao cliente que a opinião dele é importante e que você está buscando sempre oferecer o melhor. Mantenha um registro de todas essas respostas para que seja possível planejar o estoque da melhor forma possível.

Por fim, você pode fazer uma pesquisa nas lojas dos concorrentes. Assim, será possível entender quais os diferenciais que eles possuem que podem estar faltando na sua loja. Desde produtos nas prateleiras, até estratégias para a fidelização do cliente, como um programa de fidelidade ou a música ambiente.

Conheça a curva abc da sua loja

Você sabia que 80% do lucro da sua loja vem de 20% dos produtos que você vende? Isso é o que a curva abc diz, e se você analisar as vendas da sua loja provavelmente chegará à mesma conclusão. Dito isso, é essencial que você conheça quais são esses 20% de produtos que não podem faltar na sua mercearia. 

De modo geral, ao fazer essa análise você conseguirá priorizar os produtos que precisa adquirir e manter no estoque, o que diminui os riscos de ter perdas por vencimento ou mesmo de ter que vender produtos com descontos maiores para não acumularem. Ou seja, você terá menos desperdícios e até mesmo maior controle do que acontece na sua mercearia.

Melhore a experiência de compras do cliente e venda mais

Como falamos anteriormente, a lista de produtos disponíveis na sua mercearia pode, sim, influenciar o desempenho do seu negócio. Entretanto, ele não é o único. O ideal é olhar para a empresa como um todo e entender qual é o tipo de experiência que você está oferecendo aos seus clientes.

Isso porque, não importa o ramo de atividade, o cliente quer sempre se sentir especial e bem tratado. Por isso, oferecer um ambiente de compras único e diferenciado pode ser o segredo do que faltava para o seu sucesso. Pensando nisso, decidimos incluir mais algumas dicas neste artigo de como oferecer ao cliente a melhor experiência possível e gravar a sua marca na memória dele pelos motivos certos.

Ofereça um bom atendimento

Quando os clientes vão ao supermercado eles têm contato direto com poucos funcionários, em alguns casos, até mesmo nenhum. Sem falar que o fluxo de clientes é bastante grande e nem sempre a mesma pessoa vai ao supermercado com muita frequência.

Entretanto, como uma mercearia é menor, essa realidade é um pouco diferente. Fica mais fácil conhecer os frequentadores, já que geralmente são pessoas que moram próximo ao estabelecimento. Além disso, o fluxo de clientes é menor e eles retornam com mais frequência.

Portanto, é preciso prestar bastante atenção com relação ao atendimento. Já que cada contato que o cliente tem com a sua marca é uma oportunidade de fidelizá-lo, e você não pode perder essa chance.

O ideal é que você estabeleça um programa de treinamento para os operadores de caixa e repositores para que eles conheçam técnicas de vendas e estratégias para lidar com clientes. Assim, você conseguirá melhorar o atendimento e os clientes voltarão à mercearia apenas por gostarem do atendimento oferecido.

Lembre-se, o consumidor gosta de se sentir especial, e se você conseguir fazer isso, terá clientes fiéis.

Deixe o ambiente sempre organizado e limpo

Organização é a palavra-chave para o sucesso de qualquer ponto de venda de qualquer estabelecimento do varejo. Entretanto, muitos varejistas ainda subestimam a importância de ter uma loja limpa e organizada.

Para entender a importância disso, basta pensar em dois cenários diferentes. No primeiro a mercearia tem caixas de produtos nos corredores e os produtos não são organizados seguindo nenhum tipo de padrão, ou seja, não há setores. Além disso, alguns produtos estão sem etiqueta de preço e não há nenhum equipamento disponível para que o cliente confira o valor do produto que ele quer comprar. 

No segundo cenário, todos os corredores estão identificados por placas indicando qual é o setor. Os produtos estão dispostos nas prateleiras de forma organizada, com todas as etiquetas de preços corretamente posicionadas. E então, em qual desses estabelecimentos você passaria mais tempo e voltaria para novas compras? Ficou fácil de entender, não é mesmo?

Portanto, analise como anda a organização e limpeza da sua mercearia. Oriente os repositores com qual frequência a reposição deve ser feita e dê uma atenção especial à frente de caixa. Essa é uma importante área da sua loja que pode te ajudar a aumentar as vendas.

Invista em estratégias de marketing sensorial

Por último, mas longe de ser o mais importante, se você quiser oferecer aos seus clientes um ambiente único e diferente de todos os lugares que ele já fez compras, você precisa conhecer as estratégias de marketing sensorial. Elas consistem na realização de pequenas ações que estimulam os sentidos dos consumidores e deixam o ambiente totalmente diferente.

Um excelente exemplo é a música ambiente, que já falamos anteriormente. Com a trilha sonora certa, você muda o clima do local, deixando os clientes mais calmos e tranquilos, para fazer as compras mais devagar. Ou então com ritmos mais agitados, agilizando as compras e fazendo com que o número de clientes na loja não fique muito grande nos horários de pico.

A própria organização e limpeza da loja são uma forma de estimular visualmente os seus clientes. Mas, uma importante ação que você pode fazer na sua mercearia é oferecer degustação de produtos. Assim, você permite que o cliente caonheça alguns produtos que você vende, o que é muito interessante, principalmente se você tiver itens de fabricação própria.

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