Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções.
Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos agradáveis que passaram no seu estabelecimento. Portanto, planeje a trilha musical da inauguração, assim como você planejaria a decoração, as ofertas e a divulgação do evento.
Neste artigo falaremos mais sobre como escolher a música certa para este momento tão decisivo do seu negócio. Venha com a gente e saiba mais!
Música para a inauguração da sua loja
Antes de falarmos mais sobre os estilos musicais que você pode ter na sua loja na inauguração, precisamos falar sobre como escolher as músicas certas. Para isso, você precisa analisar com calma a sua marca e os seus potenciais clientes.
Primeiramente, você precisa saber qual é a identidade da sua marca e qual mensagem você quer transmitir. Além disso, você provavelmente está preparando a decoração do ambiente e o tipo de atmosfera que você quer oferecer aos consumidores. Portanto, a música deve vir para complementar as suas ideias.
Segundo, você precisa escolher melodias, ritmos e artistas que agradam ao seu público-alvo. Afinal, você está inaugurando uma loja para eles. Por isso, resista à tentação de reproduzir músicas que você gosta e foque no que os clientes querem.
Música instrumental suave
Ao optar por uma playlist composta por músicas instrumentais mais suaves, como piano ou violão acústico, você estará criando um ambiente tranquilo e calmo na sua loja. Esse tipo de música ajuda a manter os clientes focados.
Jazz e música clássica
Marcas que querem passar uma mensagem de elegância e sofisticação geralmente optam por estilos como o jazz e a música clássica. Esse tipo de melodia pode ser perfeita para joalheria e marcas que foquem em um público da classe A, por exemplo.
Além disso, esses ritmos também são ideais para restaurantes e bistrôs. Proporcionando um ambiente mais calmo e tranquilo para os clientes fazerem as suas refeições.
Pop ou rock
Se a sua loja tem um estilo mais moderno e jovem, músicas pop ou rock podem ser uma opção animada e descontraída para a inauguração. Assim, você consegue se conectar com o seu público-alvo sem grandes problemas.
Lembre-se apenas que esse tipo de música pode acelerar o ritmo de compras dos clientes. Portanto, tente mesclar um pouco o nível de energia das músicas, assim, você consegue dar a energia que quer para a sua loja, sem comprometer a experiência de compras.
Música regional
Algumas empresas têm como foco a venda de produtos regionais. Portanto, para ajudar o cliente a entrar no clima e a deixar a atmosfera da loja ainda mais marcante na memória dos consumidores, você pode optar por músicas regionais.
Música temática
Muitas empresas optam por fazer festas temáticas na inauguração da loja. Se este for o seu caso, então é possível escolher uma música que reflita esse tema. Por exemplo, se a sua loja vende produtos de praia, escolha uma música com uma vibe de verão ou de férias.
Fique atento para não errar na trilha sonora
Escolher as músicas certas desde a inauguração da loja pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Lembre-se, você está criando uma marca e tentando deixar ela gravada na memória dos consumidores. Mas, você quer fazer isso pelos motivos certos, e não porque você errou na escolha da trilha sonora, na decoração ou porque o atendimento deixou a desejar.
Para isso, você precisa resistir à tentação de colocar uma playlist qualquer para tocar na inauguração. Muitos gestores ainda separam um tempo para preparar a playlist, geralmente escolhendo músicas que eles gostam, mas que nem sempre combina com a marca ou com o tipo de atmosfera que a loja deve ter.
Ainda, outros gestores delegam essa responsabilidade para algum funcionário, que geralmente inclui músicas que o agradam, mas que também não representam a marca. Cometer esse erro pode custar caro para você, já que os clientes podem não se sentir impressionados, ou simplesmente não gostarem da música e querer deixar a loja rapidinho.
Lembre-se, a primeira impressão é a que fica e você tem poucos segundos para fazer com que ela seja boa. Sem falar que todas as ações pensadas para a inauguração da loja devem se conversar, e a escolha da música certa ajuda a integrá-las.