No terceiro dia da 37ᵃ edição do Apas Show 2023, o Congresso de Gestão debateu essas transformações e traçou as principais tendências de mercado
As mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros trouxeram novas perspectivas para o segmento supermercadista e impulsionaram o chamado comércio local. No terceiro dia da 37ᵃ edição do Apas Show 2023, o Congresso de Gestão debateu essas transformações e traçou as principais tendências de mercado.
Lee Peterson, vice-presidente de marca, estratégia e design da WD Partners, comentou que a pandemia trouxe mudanças significativas na sociedade, como a adesão ao home office e o crescimento contínuo do e-commerce, e que essa hiper segmentação do varejo deu origem a outros formatos e canais de vendas.
“Os consumidores querem trabalhar de casa e, quando se propõe a sair para realizar suas compras, querem ir a uma loja próxima, confortável e onde encontre tudo o que precisa”, explica Peterson.
O especialista destaca que esse comportamento traz oportunidades para o varejo de vizinhança, ou comércio local, se desenvolver a custos menores, por meio de lojas menores, agradáveis, com um bom mix de produtos, de fácil acesso e localizado a 15 minutos do comprador. “Lojas menores fazem parte do futuro e temos que estar próximos dessas ideias se quisermos acompanhar o futuro”, reflete Peterson.
Palestrante do tema “Traduzindo a Estratégia na Operação da Loja de Vizinhança”, Dácio Andrade Moraes comentou que lojas de conveniência, de postos de gasolina, casa de carnes, farmácias, autopeças e casa e construção são alguns exemplos de varejo que têm sido encontrados no segmento do mercado de proximidade. “O cliente busca na proximidade padronização, preço justo, atendimento a qualquer hora e frescor. Precisamos estar focados em parcerias”, afirma.