Dicas para revender produtos PET no seu supermercado

Dicas para revender produtos PET no seu supermercado

Você utiliza estratégias eficientes para revender produtos pet no seu supermercado? Acredite, saber como explorar de forma positiva esse setor pode te ajudar a alavancar seus resultados. 

Além disso, os produtos pets, quando bem trabalhados, ajudam a atrair, conquistar e fidelizar um nicho de público específico, os tutores de pets. 

Ainda, vale lembrar que essa parcela de público é crescente e costuma estar disposta a comprar sempre do bom e do melhor para os seus animais de estimação. Então, que tal saber como conquistar esses consumidores? Acompanhe!

Dados do setor pet no Brasil

O mercado pet no Brasil está chamando cada vez mais a atenção do mercado. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Pet Brasil, em 2021, o faturamento do setor cresceu 27% e movimentou R$ 51,7 bilhões no país. 

Já outro estudo, feito pelo Instituto Pet Brasil, revela que o gasto com cães pequenos chega a alcançar R$ 274,37 mensais. Já os cachorros de porte médio demandam em média R$ 326,98, enquanto o custo com os caninos de porte grande, com até 45 kg, fica em torno de R$ 425,24. Para gatos, os gastos mensais giram em torno de R$ 205,94.

Para finalizar os dados, de acordo com o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021, existem 149,6 milhões de animais de estimação no Brasil, tornando-o o terceiro maior país do mundo no que diz respeito ao número de animais domésticos. 

Ademais, considerando os 215 milhões de brasileiros, pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tem um animal de estimação.

Esses números revelam aquilo que já tínhamos citado anteriormente: o mercado pet no país é promissor e muito grande. Então, pense no quanto o seu supermercado pode faturar se conquistar uma parcela desse público.  

Vantagens de revender produtos pet no seu supermercado 

Pois bem, a primeira grande vantagem de revender produtos pet no seu supermercado é que você estará preparado para atender uma demanda crescente e de um público que faz compras recorrentes. Afinal, é preciso garantir que o pet sempre tenha ração e petiscos para se alimentar, por exemplo. 

Porém, é comum que os tutores costumem também comprar coleiras e guias, brinquedos, tapete higiênico, roupas e demais produtos com certa frequência. 

Ao oferecer esses itens no seu supermercado, você destaca-se da concorrência e torna a vida do seu cliente mais prática e confortável. Afinal, ao fazer compras na sua loja, ele já pode aproveitar também para adquirir produtos para o pet, otimizando o seu tempo.

6 dicas para revender produtos pet no seu supermercado

1. Tenha um mix completo e variado de produtos 

Para ter sucesso ao revender produtos pet no seu supermercado, é importante investir em um bom mix de produtos. Afinal, são esses produtos que poderão ser o grande diferencial para o cliente optar em ir ao seu supermercado e não nos seus concorrentes.

Alguns dos itens que você pode ter no seu mix de produtos são: 

  • Rações variadas para diversos tipos de animais, de acordo com idade, porte, raça e restrições alimentares, como alergias e demais questões de saúde;
  • Petiscos e biscoitos;
  • Brinquedos;
  • Caixa para transporte;
  • Shampoo, sabonete, condicionador, colônia e eliminador de odores;
  • Tapete higiênico;
  • Coleiras, guias, roupas e acessórios variados;
  • Camas e casas para pets;
  • Comedouros;
  • Arranhador – ideal para felinos;
  • Escova para cães e gatos, entre outros.

Ademais, lembre-se sempre de buscar por marcas que façam sentido para o seu cliente, garantindo que ele tenha boas opções de escolha de acordo com seu orçamento, desejo e necessidade.

2. Divulgue que o seu supermercado conta com um setor pet diferenciado

É preciso que o público saiba que você está trabalhando para revender produtos pet. Por isso, faça uma boa divulgação desse setor no seu supermercado. Use suas redes sociais e demais canais de comunicação para informar das novidades, promoções, campanhas e ações da área pet.

Além disso, comunique-se de forma personalizada com aqueles clientes que já costumam comprar itens do setor, sempre mantendo-os atualizados sobre o que está acontecendo. 

3. Conheça o seu público

Outro passo importante para ter sucesso ao revender produtos pet é conhecer o seu público. Afinal, é a partir desse conhecimento que você poderá adequar o seu mix de produtos, definir a melhor forma de se comunicar com os clientes, planejar campanhas e demais ações de vendas e relacionamento.

4. Acompanhe as tendências do mercado pet

O setor pet está sempre evoluindo e trazendo novidades. Por isso, fique atento para acompanhar essas tendências e buscar trazer o que há de melhor para os seus clientes. 

Busque saber quais são as principais marcas e lançamentos do universo pet, influenciadores do setor, produtos que estão fazendo sucesso, entre outros. 

É importante mostrar para o seu público que o setor pet é importante para o seu supermercado e você preocupa-se em garantir qualidade e variedade no seu mix. 

5. Para revender produtos pet, faça ações que coloquem o setor em evidência

Que tal fazer ações especiais que coloquem o setor pet em evidência e, mais do que isso, tenham um cunho social? 

Fazer uma feira de adoção em parceria com uma ong, por exemplo, pode ser um diferencial muito positivo para o seu supermercado – além de realizar uma boa ação para a comunidade!

Você também pode fazer campanhas relacionadas a datas comemorativas que celebrem os animais de estimação. No calendário existem diversas oportunidades para você aproveitar, por exemplo:

  • 14 de março – Dia Nacional do Animal de Estimação;
  • 31 de julho – Dia do Vira-lata;
  • 26 de agosto – Dia do Cachorro;
  • 4 de outubro – Dia Mundial dos Animais;
  • Sextas-feiras 13 – reforçar o cuidado com gatos pretos.

Além dessas datas, existem diversos dias criados para celebrar os felinos também, confira:

8 de agosto, 20 de fevereiro e 29 de outubro são datas em que se celebra o Dia do Gato. Também, na Europa, o dia 17 de fevereiro foi selecionado para reforçar as campanhas contra os maus tratos que os felinos sofrem. Além disso, no Brasil e em outros lugares do mundo, em 17 de agosto celebra-se o Dia do Gato Preto ou Dia Internacional da Apreciação do Gato Preto.

6. Faça parcerias com marcas do setor

Que tal utilizar estratégias de trade marketing relacionadas ao setor pet? Assim, você poderá contar com parceiros valiosos na hora de expor os produtos da categoria e, ainda, estreitar e fortalecer a sua relação com a indústria. 

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