A comunicação visual e o design do PDV são fatores determinantes para o sucesso de um negócio no segmento varejista. Nesse sentido, um passo substancial é saber como escolher gôndolas para home center e oferecer um espaço exclusivo ao cliente.
Considerado um dos setores que mais cresce, o home center é uma loja que oferece ampla diversidade de produtos. Apresentá-los ao público de forma estratégica e agradável é a base para aproveitar cada oportunidade de conversão.
Mas afinal, quais são os requisitos que devem ser analisados para escolher a gôndola para home center? Continue lendo e saiba quais são os tipos e o que considerar para acertar nas decisões e ter um PDV incrível!
O que é a comunicação visual e por que é importante?
A comunicação visual é, basicamente, um conjunto de elementos visuais que criam uma identidade própria para a loja. Esses aspectos são as cores, imagens, sensações, layout, expositores e tudo que de alguma forma interage com o cliente no PDV.
Subjetivamente, a comunicação visual transmite mensagens importantes ao público no espaço de vendas, como os valores e posicionamento da marca. Em outras palavras, é o que torna o estabelecimento diferente de todos os concorrentes diretos e indiretos.
A importância da comunicação visual para o home center é notável e vai além da competitividade, mas determina a apresentação da marca. Além de estimular a fidelização, melhorar a experiência de compra e otimizar a conversão das vendas.
Como melhorar a comunicação visual no home center?
Você pode trabalhar a comunicação visual de diferentes formas, mas o uso da criatividade e boas estratégias é sempre indispensável. O primeiro passo é entender de fato qual a importância desse conceito para o sucesso do seu negócio.
A partir dessa mudança cultural, algumas ótimas iniciativas são:
Além dessas questões, a gôndola tem um papel crucial para a comunicação visual, pois é responsável por apresentar o produto ao cliente. Com uma estrutura personalizada e de qualidade, proporciona um ambiente de compra agradável e intuitivo.
Quais os tipos de gôndolas ideais para o home center?
A estrutura de um home center é desenvolvida considerando o espaço disponível e os objetivos da marca. Para isso, existem no mercado diversos modelos de gôndolas e expositores, que ainda podem ser personalizados para atender à loja.
Os principais tipos de gôndolas que você encontra são:
Normalmente, um home center precisa de todos os tipos de gôndolas para formar a estrutura i do ponto de venda. Apesar disso, a escolha deve ser planejada para ter uma exposição adequada, que protege os produtos e compõem o design.
Como escolher a gôndola para home center ideal?
A montagem da loja, seja para a inauguração ou para um processo de renovação, exige um planejamento minucioso. É necessário pensar na comunicação visual, identidade da marca e no perfil do público para direcionar melhor o investimento.
Em outras palavras, antes de fechar um negócio é importante saber quais são os requisitos básicos para uma escolha adequada. Dessa forma, será possível evitar prejuízos e insatisfações que sempre levam a transtornos significativos.
Para ajudar você nessa missão, veja tudo que precisa considerar para escolher a gôndola para loja!
Avalie o material
As gôndolas são produzidas em diferentes materiais, como o aço e outros metais, madeira, plástico e vidro. Você precisa pensar na resistência e escolher o material que vai preservar os protuso em segurança, especialmente os mais volumosos e pesados.
Considere o espaço
Outra informação essencial para direcionar a escolha das gôndolas é o espaço disponível para o PDV. Nesse caso, a melhor alternativa para evitar erros é investir em um projeto comercial profissional e ter facilidade para definir o seu layout.
Pense nos itens a serem organizados
Para dimensionar o tamanho, porte e material das gôndolas, leve em conta as características dos produtos a serem organizados. O ideal é separar os itens leves, pesados e volumosos para ter uma exposição segura e adequada.
Considere as estratégias de vendas
As estratégias de vendas são cruciais para os resultados, por isso, devem ser consideradas para montar sua estrutura. Tenha em mente que você vai precisar de expositores para evidenciar promoções, ações de marketing, datas sazonais, campanhas de Black Friday e outras técnicas.
Invista na personalização
A melhor estratégia para ter um ponto de venda único e que representa a identidade da sua marca é investir no design personalizado. Você pode ter uma estrutura com as cores e características do seu negócio e torná-lo exclusivo ao cliente.
gôndolas de checkout: são os expositores localizados próximos ao caixa, para estimular compras por impulso.
gôndolas de ponta quadrada: são inseridas na ponta dos corretores, para itens promocionais;
gôndolas de ilha: permitem acesso ao produto por todos os lados, ideais para itens pequenos;
gôndolas centrais: são os expositores que formam os corredores da loja;
gôndolas de parede: são fixadas nas paredes laterais da loja, ideal para itens pesados;
apresentação de destaque a promoções.
layout personalizado;
uso de técnicas de merchandising;
descrições e preços claros ao cliente;
fazer a setorização estratégica no PDV;