O crescimento e sucesso de um negócio varejista está associado com diversos aspectos gerenciais, estratégicos e comerciais. Nessa combinação, o design de loja surge como um dos pilares para um estabelecimento atrativo, exclusivo e promissor.
Um PDV convidativo e que demonstra a identidade da empresa é uma vantagem competitiva importante, que sempre atrai os consumidores. Por essa razão, evitar falhas ao compor o design é imprescindível para manter uma imagem positiva.
No artigo de hoje, você vai saber quais são os 7 erros mais comuns no design de loja e que precisam ser evitados. Continue lendo e veja também qual a importância do tema e soluções práticas para caprichar no estilo do seu negócio!
A importância do design de loja para os resultados
O design de loja é um projeto que representa a identidade de uma marca, incluindo aspectos visuais, sensoriais e layout interno do PDV. É um conjunto de elementos que expressa os valores do estabelecimento em um ambiente que recebe os clientes.
Quando bem planejado e projetado com criatividade, o design é um recurso poderoso e diferencia uma loja dos concorrentes. Assim, cria uma conexão com o público e abre oportunidades para otimizar o processo de conversão e melhorar os resultados.
O uso de boas práticas no design de uma loja é, portanto, algo imprescindível para oferecer espaços sofisticados, personalizados e convidativos — fator que contribui para que o cliente permaneça mais tempo no ponto de venda e aumente suas vendas.
7 erros no design de loja que devem ser evitados
Apesar de parecer um tema simples, o design de loja exige ações profissionais e expertise para ter um projeto atraente. Por esse motivo, muitos lojistas cometem erros básicos e sempre comprometem os resultados, inclusive no visual merchandising.
Antes de qualquer ação, é necessário investir em um planejamento detalhado e entender quais são essas falhas para evitá-las. Desse modo, será possível reduzir práticas ineficientes, que tem potencial para afetar a percepção do público-alvo.
Veja nos próximos tópicos, quais são os principais erros que você não pode cometer no design de loja!
1. Decoração inadequada
Um erro clássico em muitas lojas é a decoração inadequada, com elementos e cores que não combinam entre si. Excesso de informações, gôndolas e expositores desorganizados deixam o ambiente visualmente poluído e afetam o design no PDV.
2. Acumular produtos
Seja pela falta de um controle de estoque eficaz ou má reposição, o excesso de produtos no PDV também é um erro comum. Trata-se de um cenário preocupante e além de afetar o design, transmite uma sensação de descuido ao consumidor.
3. Não escolher uma iluminação adequada
O excesso de claridade ou espaços escuros são falhas que causam danos significativos no design da loja. Em outras palavras, a iluminação deficiente é um erro grave e que atrapalha a visualização dos produtos, tornando o ambiente menos agradável
4. Não usar estratégias de cross selling
O cross selling é uma técnica de vendas que atua no posicionamento dos produtos no PDV, com estratégias diretamente relacionadas ao design de loja. Portanto, não estudar e implementar esse processo é um erro que causa danos, inclusive, nas vendas.
5. Não estar atento ao giro do estoque
Muito se fala no meio varejista que o estoque é um dos maiores ativos do negócio e uma gestão eficaz é essencial para manter um PDV atrativo. Sendo assim, deixar de analisar o giro, planejamento e controle do setor afeta o design da loja.
6. Ambiente interno sujo
Considerado um dos erros mais graves, os ambientes sujos são um dos maiores motivos de desistência por parte do cliente. Além disso, também afeta o design da loja consideravelmente e o público tem uma percepção negativa, dificultando o retorno.
7. Não se preocupar com a organização
Não priorizar a organização da loja é um erro que provoca efeitos intensos no design, dificultando o fluxo de vendas e causando insatisfação. A falta de um planograma, inexistência de um projeto de layout e excesso de objetivos são exemplos claros de desorganização.
Quais as soluções para melhorar o design da loja
Os erros cometidos no design de loja são muitos e causam danos significativos na experiência do cliente. Quando ocorrem, dificultam o sucesso das estratégias comerciais e de conversão, fatores que impedem o crescimento e a lucratividade.
Nesse sentido, adotar estratégias para evitar erros e criar um design criativo é muito importante para quem deseja alcançar o sucesso. A oportunidade ideal para se destacar e ganhar posicionamento de marca em um mercado altamente competitivo.
Para isso, observar alguns pontos é indispensável, por exemplo:
O apoio profissional também é imprescindível para acertar no design da loja e assim, desenvolver espaços exclusivos e encantadores. Uma empresa especialista contribui para criar um projeto incrível e personalizado, evitando erros e gastos desnecessários.
considere ações de neuromarketing.
evite qualquer tipo de excesso;
personalize os displays e gôndolas;
adote estratégias de visual merchandising no PDV;
tenha atenção exclusiva ao conforto e comodidade;
escolha cores que combinam com sua marca;
sempre priorize o equilíbrio visual;
crie uma identidade visual para a sua marca;
exponha os produtos de maneira uniforme;