Uma boa experiência de compra no varejo é sem dúvidas um diferencial relevante para elevar as vendas e resultados de um negócio. Especialmente por se tratar de um dos segmentos mais movimentados e disputados na economia brasileira.
Além de oferecer preços atrativos e uma loja organizada, adotar estratégias para proporcionar uma experiência enriquecedora ao cliente é essencial para o sucesso — uma forma poderosa para criar laços e gerar fidelização com o público-alvo.
Mas afinal, como promover uma boa experiência de compra no varejo? Se você está em dúvidas e deseja saber mais, veio ao lugar certo! Confira neste post 4 dicas incríveis para caprichar e garantir o melhor tratamento ao seu cliente!
O conceito de experiência de compra no varejo
A experiência de compra é definida como a percepção que um cliente tem durante todo o contato e interação com uma determinada loja. Basicamente, é resumido no nível de satisfação da pessoa, que pode ser tanto negativo quanto positivo.
Nesse sentido, a experiência do cliente é definida por diversos aspectos, por exemplo:
Trata-se de um fator imprescindível para o sucesso no varejo, pois garantir uma boa experiência leva a fidelização e aumento do ticket médio. Uma forma para ter um negócio competitivo e se destacar dos concorrentes diretos e indiretos.
4 dicas para uma experiência de compra diferenciada
Por ser um aspecto decisivo para os resultados, investir em estratégias para promover uma experiência enriquecedora no varejo deve ser prioridade para o gestor. Algumas práticas e investimentos são cruciais para transformar o negócio e cativar o cliente.
Veja a seguir quais são as atitudes que você precisa considerar inicialmente!
1. Use o marketing sensorial
O marketing sensorial é uma ferramenta poderosa para melhorar a experiência do cliente no ponto de venda. Dessa forma, invista em práticas para estimular os sentidos, como degustações, aromas, música ambiente e um design único.
2. Promova um atendimento humano
O atendimento é peça-chave para a experiência do cliente e merece toda atenção da equipe. Invista em uma abordagem humanizada e personalizada para elevar o bem-estar durante toda a jornada de compra, que será um ponto positivo a favor da loja.
3. Faça uma apresentação estratégica dos produtos
Os comércios varejistas contam com um amplo portfólio e apresentar os produtos de forma estratégica é essencial para facilitar o fluxo de compra. Procure caprichar na setorização da loja e expor os itens de forma inteligente, evidenciando promoções e ofertas.
4. Capriche no layout da loja
Outro aspecto essencial para a experiência de compra é o layout da loja, ou seja, a organização da estrutura, gôndolas e prateleiras. Um projeto profissional garante que o cliente encontre o que procura com facilidade e ainda perceba a identidade da marca.
aspectos visuais.
inovação;
custo-benefício;
interação;
ambiente da loja;
qualidade do atendimento;