O que é e como montar um atacarejo?

 O que é e como montar um atacarejo?

Ao planejar um novo negócio, é comum se perguntar como montar um atacarejo, pois o segmento oferece boas possibilidades de crescimento. Trata-se de um conceito que combina as principais características de duas práticas comerciais, o atacado e o varejo.

Nesse sentido, o atacarejo tem uma proposta inovadora e que tem como foco a oferta de condições atrativas e flexibilidade ao consumidor. Um modelo de negócio interessante e que vem conquistando a preferência do público brasileiro.

Mas afinal, o que fazer para começar a explorar esse segmento promissor? Neste post, você vai entender o que é e como montar um atacarejo! Continue lendo e saiba quais as vantagens e desvantagens e tudo para organizar seu planejamento!

O que é um atacarejo e como surgiu?

O atacarejo é um termo adotado para caracterizar a união de dois modelos de negócio, o atacado e o varejo. Sendo assim, consiste em um estabelecimento que oferece possibilidades de compra nos dois modos, em um sistema híbrido.

O atacarejo possibilita que o consumidor realize compras por um custo mais atrativo tanto em pequenas quantidades quanto também em volumes maiores. Por isso, é comum que esses negócios atuem tanto no modelo B2B quanto no B2C.

Algumas das características marcantes do atacarejo são:

O formato atacarejo, que já está difundido no Brasil, existe nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 70. Por ser uma ideia interessante, ganhou destaque e evoluiu bastante e hoje em dia, é comum em diversas regiões brasileiras.

Como montar um atacarejo?

O empreendedorismo é uma atividade desafiadora e deve acontecer nabase de muito planejamento e estudo, com o objetivo de evitar perdas significativas. No atacarejo não é diferente, pois, embora seja promissor, é extremamente competitivo e dinâmico, o que requer cuidados especiais.  

Assim sendo, antes de qualquer investimento, é indispensável construir um plano de negócios detalhado e abrangente. Ele será de suma importância e um guia para direcionar as ações de implementação do atacarejo com maior organização.

Para exemplificar esse processo, veja a seguir um passo a passo para montar o seu atacarejo!

Realize um planejamento

O planejamento é imprescindível e precisa acontecer antes de qualquer ação, com estudos detalhados e um bom plano de negócios. Trata-se de uma atividade que precisa ser abrangente, considerando o capital, objetivos e todos os investimentos necessários.

Alguns aspectos essenciais dessa fas

Estude o mercado

O estudo mercadológico também é indispensável e fornece dados relevantes para a direcionar a tomada de decisões. Portanto, faça um estudo criterioso com base na região, avalie os concorrentes próximos, localização e tudo que possa influenciar no negócio.

Escolha bons fornecedores

Ter bons fornecedores é algo valioso para todo atacarejo, e não apenas para negociar preços e condições favoráveis, mas para um atendimento pontual e sério. Desse modo, procure empresas confiáveis, experientes e crie relacionamentos agradáveis.

Ofereça apenas produtos de qualidade

A qualidade é um critério essencial para os consumidores e um dos pilares para a decisão de compra e fidelidade a um estabelecimento. Devido a esse fato, priorize itens de qualidade em todas as categorias, para garantir a satisfação dos clientes.

Considere os canais de vendas adotados

Atuar em canais de vendas diversificados, tanto na loja física quanto online, é uma estratégia necessária para vender mais e elevar a presença de mercado. Por essa razão, considere todos os canais no planejamento para ampliar as vendas e resultados.

Adote boas estratégias de divulgação

As estratégias de marketing e divulgação são indispensáveis, tanto antes da inauguração da loja quanto depois de iniciar as atividades – afinal, é a base para se comunicar com o público e atraí-lo para o negócio. Portanto, deve ser considerado e planejado desde o início.

Para ter uma boa divulgação, leve em conta os seguintes fatores:

Como saber se o atacarejo é uma boa opção?

Durante o planejamento de um negócio, é natural que os empreendedores tenham dúvidas, principalmente se aquele empreendimento será uma boa escolha. Nesse momento, analisar as vantagens e desvantagens proporciona maior embasamento e clareza para a tomada de decisões.

Os desafios e adversidades são comuns na jornada de qualquer empreendedor, que deve ter persistência, planejamento e inovação para sobressair. Esse cuidado faz sentido principalmente em um negócio varejista, que faz parte de um setor movimentado, competitivo e muito dinâmico.

É possível listar diversos benefícios de investir em um atacarejo, especialmente pelo bom potencial de retorno. Trata-se de um negócio que não exige uma estrutura robusta e a logística de distribuição é simples, o que reduz o investimento inicial.

Um atacarejo pode oferecer vendas tanto a pessoas físicas quanto a comerciantes, fator que contribui para aumentar o ticket médio. Dependendo da região, é possível ter menos concorrentes e ampliar ainda mais as oportunidades.

Em contrapartida, o atacarejo tem como desvantagem a dificuldade para lidar com perecíveis, que possivelmente terão menor saída. Inclusive, exige também uma grande variedade de produtos para ser vantajoso e gerar retorno para o negócio.

Outro aspecto que deve ser considerado são os desafios para garantir uma precificação adequada e rentável. Especialmente para dar descontos em caso de compras no atacado, sem prejudicar os lucros e ainda preservar a competitividade.

A análise por esses fatores é muito relativa e os empreendedores devem tomar a decisão de acordo com o planejamento e perspectivas. Em todo o caso, desenvolver um bom plano de negócios é indispensável para ter todo embasamento e direcionar as escolhas.

Empreender no setor atacadista e varejista é uma boa oportunidade para ter um negócio lucrativo, por isso, saber como montar um atacarejo é importante. Portanto, faça um bom plano de negócios para começar bem e alcançar seus objetivos.

presença forte nas redes sociais.

marketing de conteúdo;

desenvolvimento de um site atrativo;

equipe necessária para operação e outros.

planejamento financeiro;

objetivos e metas;

acessibilidade;

projeto de layout e organização do PDV;

estudo do público-alvo;

levantamento da estrutura necessária;

escolha de possíveis imóveis;

matriz de risco;

estudo da região;

precificação diversificada – valor unitário pode variar de acordo com o volume.

maior volume de vendas, tanto para pessoa física e jurídica;

pouca variedade de produtos em relação ao varejo;

preços baixos – quanto maior a quantidade, menor o valor unitário;

ESS Assessoria

MAIS DE 12 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui