
Ao planejar um novo negócio, é comum se perguntar como montar um atacarejo, pois o segmento oferece boas possibilidades de crescimento. Trata-se de um conceito que combina as principais características de duas práticas comerciais, o atacado e o varejo.
Nesse sentido, o atacarejo tem uma proposta inovadora e que tem como foco a oferta de condições atrativas e flexibilidade ao consumidor. Um modelo de negócio interessante e que vem conquistando a preferência do público brasileiro.
Mas afinal, o que fazer para começar a explorar esse segmento promissor? Neste post, você vai entender o que é e como montar um atacarejo! Continue lendo e saiba quais as vantagens e desvantagens e tudo para organizar seu planejamento!
O que é um atacarejo e como surgiu?
O atacarejo é um termo adotado para caracterizar a união de dois modelos de negócio, o atacado e o varejo. Sendo assim, consiste em um estabelecimento que oferece possibilidades de compra nos dois modos, em um sistema híbrido.
O atacarejo possibilita que o consumidor realize compras por um custo mais atrativo tanto em pequenas quantidades quanto também em volumes maiores. Por isso, é comum que esses negócios atuem tanto no modelo B2B quanto no B2C.
Algumas das características marcantes do atacarejo são:
O formato atacarejo, que já está difundido no Brasil, existe nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 70. Por ser uma ideia interessante, ganhou destaque e evoluiu bastante e hoje em dia, é comum em diversas regiões brasileiras.
Como montar um atacarejo?
O empreendedorismo é uma atividade desafiadora e deve acontecer nabase de muito planejamento e estudo, com o objetivo de evitar perdas significativas. No atacarejo não é diferente, pois, embora seja promissor, é extremamente competitivo e dinâmico, o que requer cuidados especiais.
Assim sendo, antes de qualquer investimento, é indispensável construir um plano de negócios detalhado e abrangente. Ele será de suma importância e um guia para direcionar as ações de implementação do atacarejo com maior organização.
Para exemplificar esse processo, veja a seguir um passo a passo para montar o seu atacarejo!
Realize um planejamento
O planejamento é imprescindível e precisa acontecer antes de qualquer ação, com estudos detalhados e um bom plano de negócios. Trata-se de uma atividade que precisa ser abrangente, considerando o capital, objetivos e todos os investimentos necessários.
Alguns aspectos essenciais dessa fas
Estude o mercado
O estudo mercadológico também é indispensável e fornece dados relevantes para a direcionar a tomada de decisões. Portanto, faça um estudo criterioso com base na região, avalie os concorrentes próximos, localização e tudo que possa influenciar no negócio.
Escolha bons fornecedores
Ter bons fornecedores é algo valioso para todo atacarejo, e não apenas para negociar preços e condições favoráveis, mas para um atendimento pontual e sério. Desse modo, procure empresas confiáveis, experientes e crie relacionamentos agradáveis.
Ofereça apenas produtos de qualidade
A qualidade é um critério essencial para os consumidores e um dos pilares para a decisão de compra e fidelidade a um estabelecimento. Devido a esse fato, priorize itens de qualidade em todas as categorias, para garantir a satisfação dos clientes.
Considere os canais de vendas adotados
Atuar em canais de vendas diversificados, tanto na loja física quanto online, é uma estratégia necessária para vender mais e elevar a presença de mercado. Por essa razão, considere todos os canais no planejamento para ampliar as vendas e resultados.
Adote boas estratégias de divulgação
As estratégias de marketing e divulgação são indispensáveis, tanto antes da inauguração da loja quanto depois de iniciar as atividades – afinal, é a base para se comunicar com o público e atraí-lo para o negócio. Portanto, deve ser considerado e planejado desde o início.
Para ter uma boa divulgação, leve em conta os seguintes fatores:
Como saber se o atacarejo é uma boa opção?
Durante o planejamento de um negócio, é natural que os empreendedores tenham dúvidas, principalmente se aquele empreendimento será uma boa escolha. Nesse momento, analisar as vantagens e desvantagens proporciona maior embasamento e clareza para a tomada de decisões.
Os desafios e adversidades são comuns na jornada de qualquer empreendedor, que deve ter persistência, planejamento e inovação para sobressair. Esse cuidado faz sentido principalmente em um negócio varejista, que faz parte de um setor movimentado, competitivo e muito dinâmico.
É possível listar diversos benefícios de investir em um atacarejo, especialmente pelo bom potencial de retorno. Trata-se de um negócio que não exige uma estrutura robusta e a logística de distribuição é simples, o que reduz o investimento inicial.
Um atacarejo pode oferecer vendas tanto a pessoas físicas quanto a comerciantes, fator que contribui para aumentar o ticket médio. Dependendo da região, é possível ter menos concorrentes e ampliar ainda mais as oportunidades.
Em contrapartida, o atacarejo tem como desvantagem a dificuldade para lidar com perecíveis, que possivelmente terão menor saída. Inclusive, exige também uma grande variedade de produtos para ser vantajoso e gerar retorno para o negócio.
Outro aspecto que deve ser considerado são os desafios para garantir uma precificação adequada e rentável. Especialmente para dar descontos em caso de compras no atacado, sem prejudicar os lucros e ainda preservar a competitividade.
A análise por esses fatores é muito relativa e os empreendedores devem tomar a decisão de acordo com o planejamento e perspectivas. Em todo o caso, desenvolver um bom plano de negócios é indispensável para ter todo embasamento e direcionar as escolhas.
Empreender no setor atacadista e varejista é uma boa oportunidade para ter um negócio lucrativo, por isso, saber como montar um atacarejo é importante. Portanto, faça um bom plano de negócios para começar bem e alcançar seus objetivos.
presença forte nas redes sociais.
marketing de conteúdo;
desenvolvimento de um site atrativo;
equipe necessária para operação e outros.
planejamento financeiro;
objetivos e metas;
acessibilidade;
projeto de layout e organização do PDV;
estudo do público-alvo;
levantamento da estrutura necessária;
escolha de possíveis imóveis;
matriz de risco;
estudo da região;
precificação diversificada – valor unitário pode variar de acordo com o volume.
maior volume de vendas, tanto para pessoa física e jurídica;
pouca variedade de produtos em relação ao varejo;
preços baixos – quanto maior a quantidade, menor o valor unitário;