O ponto de vendas é um local estratégico para um negócio e pode influenciar diretamente as decisões do consumidor. Quando bem desenvolvido, representa um diferencial significativo para o empreendedor e a oportunidade de vender mais.
Independentemente do porte da loja, organizar o PDV com técnicas específicas tem potencial para melhorar o desempenho comercial. Sobretudo, auxiliando a gerar competitividade e dar um passo importante para otimizar a fidelização.
Se deseja saber como fazer, preparamos dicas infalíveis para você neste post! Continue lendo e saiba quais são as 5 estratégias mais relevantes para adotar no seu ponto de venda e impulsionar as suas vendas! Confira!
5 dicas valiosas para vender mais no ponto de vendas
O PDV – Ponto de Venda, é o nome dado ao espaço comercial onde os produtos são apresentados ao cliente. Em outras palavras, é um local na loja que reúne estratégias para despertar a atenção do consumidor e estimular a decisão de compra.
Ter um PDV estratégico é a base para vender mais. Veja a seguir algumas estratégias indispensáveis!
1. Aprenda a categorizar produtos corretamente
A categorização correta dos produtos facilita a identificação pelos clientes e melhora a experiência no PDV. Sendo assim, concentre-se em definir uma setorização intuitiva, separando categorias de forma clara e com um planograma inteligente.
2. Aposte no cross-merchandising
O cross-merchandising é uma estratégia para unir produtos que se completam e oferecê-los em conjunto ao consumidor. Uma ótima ideia para tornar o PDV criativo e atrativo, estimular o ticket médio e aumentar as vendas no supermercado.
3. Implemente um sistema PDV
A tecnologia está em toda parte e aproveitá-la no supermercado é uma oportunidade para vender mais. Por isso, nossa dica é investir em um sistema PDV, para automatizar tarefas, facilitar a análise de indicadores e eliminar burocracias.
4. Fique de olho nas datas comemorativas
As datas comemorativas, conhecidas como sazonais, são oportunidades que não devem passar despercebidas. Foque suas campanhas e prepare o seu PDV para atrair a atenção do consumidor e shopper e assim, dar um upgrade nas vendas.
5. Foque nas vantagens que o produto pode oferecer
Os diferenciais que a sua loja oferece tem potencial para conquistar o cliente, por isso, devem ser evidenciados na jornada de compra. Use ações sensoriais para dar ênfase nas vantagens e foque na sensação de exclusividade, que é crucial para as vendas.
A importância de organizar o PDV de forma estratégica
A organização do PDV é um aspecto imprescindível para oferecer um espaço agradável, confortável e atrativo a todos. Todos esses requisitos favorecem elevar a sensação de bem-estar e com isso, contribui para que os clientes comprem mais.
Nesse contexto, organize o seu layout de forma estratégica, posicionando os setores com um fluxo de compra bem planejado. Investir em gôndolas e expositores personalizados também é um diferencial relevante para se destacar e otimizar resultados.
As estratégias para melhorar o ponto de vendas são decisivas para o sucesso do supermercado, como vimos ao longo do post. Portanto, tenha atenção especial ao tema para encantar o cliente, otimizar a jornada de compra e elevar as vendas.