Sortimento de produtos: Saiba o que é e descubra como aumentar o lucro do seu supermercado

Sortimento de produtos: Saiba o que é e descubra como aumentar o lucro do seu supermercado

Você quer aumentar a lucratividade do seu supermercado? Então, você precisa conhecer o que é sortimento de produtos. Com essa informação, você saberá como impulsionar as vendas de cada categoria de itens, como bebidas, biscoitos e papelarias.

Este artigo vai falar sobre esse assunto. Vamos explicar o que é sortimento e trazer um exemplos simples para você entender isso a fundo. Também vamos mostrar por que ele aumenta o lucro e como usar essa ferramenta na organização do PDV. Continue lendo!

AFINAL, O QUE É SORTIMENTO DE PRODUTOS?

O sortimento é a quantidade de itens que seu supermercado tem uma determinada categoria ou seção. Por exemplo, isso abrange quantidade, volume e marca de um mesmo item.

Para exemplificar, imaginemos a categoria de arroz. Nesse contexto, o sortimento envolve o conjunto de marcas de arroz (se tem a marca X, Y e Z). Também envolve se há diferentes tipos de pacote de arroz, como o de 5 quilos e de 1 quilo por exemplo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE SORTIMENTO?

Agora que você já sabe o que é sortimento de produtos, é necessário você saber por que ele é importante para um supermercado. Confira:

  • Ajuda na organização do PDV: sabendo a quantidade de itens que há em uma categoria, você saberá o tanto de espaço físico que precisa disponibilizar para a exposição dos produtos;
  • Evita perdas: o objetivo do sortimento é comercializar apenas os produtos e as marcas de ótimo giro, por isso ele evita que haja estoque parado dentro de cada categoria;
  • Traz lucratividade: um sortimento não deve expor marcas e mercadorias que não são procuradas pelos consumidores, por isso ele favorece o crescimento financeiro do estabelecimento.

COMO PLANEJAR O SORTIMENTO DE PRODUTOS?

Agora você vai aprender o modo correto de definir os produtos de uma determinada categoria, considerando os pontos mais essenciais para o aumento das vendas.

CUIDADO COM O EXCESSO DE OPÇÕES

Muitas opções podem confundir o cliente, atrapalhar a experiência de compra e afetar as vendas. Imagine o consumidor entrando em uma categoria de produto que exibe 10 tipos de marcas diferentes. Ele pode ficar confuso e vir a comprar qualquer uma, justamente a marca que tem a menor margem de lucro para o supermercado. Ou seja, um bom sortimento só apresenta as principais marcas dentro daquela categoria.

APRESENTE PRODUTOS E MARCAS DE BOA QUALIDADE

Além de trabalhar as opções certas, um bom sortimento considera a qualidade dos itens. Isso envolve olhar para a marca e analisar se ela tem a qualidade adequada para ser posta na prateleira. Para isso, basta ficar atento às exigência do público-alvo do produto. Se está vendendo biscoito, veja se os consumidores preferem algo mais crocante, por exemplo.

ANALISE AS NECESSIDADES DO PÚBLICO-ALVO

Outro ponto essencial a ser analisado é as necessidade dos clientes. Em marketing, todo produto precisa atender a uma necessidade específica. Isso significa que um determinado sortimento precisa comercializar exatamente aquilo que o público-alvo está procurando ou deseja comprar. Portanto, considere a marca e o tamanho dos itens mais levados.

LEVE EM CONTA O TAMANHO DO SEU ESTABELECIMENTO

O porte do seu comércio também influencia na organização do seu sortimento. Não faz sentido, por exemplo, vender uma variedade de marcas de um único produto se você tem uma mercearia. Além do espaço físico não comportar, a organização das prateleiras pode ficar confusa. Por isso, foque em um mix que atenda as necessidades básicas dos seus clientes.

ANALISE O SEU SORTIMENTO ATUAL E AUMENTE AS SUAS VENDAS

Agora você já está pronto para analisar o sortimento do seu comércio e verificar se ele está favorecendo o crescimento da lucratividade. Afinal, este artigo explicou o que é sortimento de produtos, além de mostrar a importância dessa ferramenta e listar dicas de como usá-la em um supermercado.

ESS Assessoria

MAIS DE 12 ANOS
DE EXPERIÊNCIA.

Um time de especialistas sempre ao seu lado

Com o sistema ESS Auditor, desenvolvido pela ESS Assessoria Tributária, você conta com a inteligência fiscal para fazer a classificação e auditoria tributária dos produtos do seu negócio.

O ESS Auditor identifica as inconsistências na classificação tributária do cadastro dos produtos e corrige automaticamente através de integração via API.

ESS Assessoria Tributária

ESS Auditor, a solução na medida certa para sua empresa

Meu negócio também pode economizar?

Até mesmo as empresas optantes pelo SIMPLES correm o risco de perder dinheiro com a má gestão das escalas tributárias.
A classificação incorreta de produtos pode fazer com que a empresa pague impostos com valor maior que o devido.

Como posso economizar com o ESS Auditor?

O ESS Auditor usa o conhecimento fiscal a seu favor. Ele cadastra, atualiza e faz o monitoramento automático da classificação tributária dos produtos diretamente no seu sistema, através de API Web service, evitando o pagamento de impostos de maneira incorreta, tanto a maior, quanto a menor.

Integração Total ao seu sistema

O ESS Auditor funciona integrado a qualquer sistema de gestão.
Ele importa a base contendo todos os seus produtos, faz a classificação
tributária e retorna o arquivo com as correções para o seu sistema.
Sempre que houver uma alteração na legislação ou na classificação de um produto,
o ESS Auditor atualiza as informações automaticamente na sua base.

Integração total ao seu sistema
Cadastro de produtos
Cadastro

O ESS Auditor faz a auditoria, item por item,
das compras e das vendas das mercadorias, identificando todos
os erros de tributação.

Atualização Automática

São validados o NCM, ICMS, PIS, COFINS, CEST,
MVA, PAUTA, GIA, NATUREZA DA RECEITA

Atualização automática
Monitoramento de produtos
Monitoramento

Gerencia os créditos de ICMS na compra em relação às vendas.
Gera relatório informativo com todos os erros e advertências
para serem corrigidos.

Suporte Online

Nosso time de especialistas está a
disposição para sanar todas as suas dúvidas.
Entre em contato por whats, e-mail,
Skype ou telefone.

Suporte online

Check List de Vantagens do ESS Auditor




  • Atualização em tempo real, através de Web Service.
  • Apuração correta dos impostos.
  • Aumento da lucratividade.
  • Classificação de produtos de acordo com a legislação federal e estadual.
  • Exatidão na mensuração dos custos e formação dos preços.
  • Evolução tecnológica e normativa.
  • Integração com diversos ERPs através de API Web Service.
  • Geração de arquivos SPED com informações corretas.
  • Inteligência fiscal para minimizar custos com a gestão tributária de produtos.
  • Monitoramento dos produtos.
  • Menor custo no lançamento de NF-e.
  • Redução dos riscos de autuação do Fisco.
  • Segurança nas informações.
  • Segurança para a escrituração contábil.

Quem Utiliza

Confira a opinião de quem utiliza os serviços da ESS Assessoria

Clientes

Contato

Entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas direto pelo Whatsapp,
Clique aqui