Clientes no supermercado: Por que não estão voltando?

Clientes no supermercado: Por que não estão voltando?

Clientes no supermercado são a parte mais vital do seu negócio. O que fazer quando eles não estão voltando? Neste conteúdo, vamos falar sobre os principais problemas que podem estar acontecendo dentro do seu ponto de venda, impedindo a fidelização do cliente. 

Em seguida, vamos abordar os potenciais problemas no marketing da sua empresa que podem estar dificultando a aquisição de novos clientes. Por fim, vamos mostrar na prática como solucionar todos esses problemas com três soluções.

 

Clientes no supermercado: Quais os problemas dentro do PDV?

Para começarmos a entender os problemas, precisamos primeiramente focar nos problemas dentro do estabelecimento e, em seguida, analisar os problemas na estratégia de marketing.

 

Atendimento inconsistente

Qualquer estabelecimento não sobrevive com um atendimento considerado ruim, não é verdade? Ao longo do tempo, as pessoas que já foram clientes vão comentar com seus amigos e familiares os problemas de inconsistência.

Como se trata de um problema grande para qualquer empresa, os profissionais de qualquer supermercado seguem diretrizes claras sobre o atendimento ao cliente, principalmente os operadores de caixa. 

Entretanto, um atendimento inconsistente é igualmente ruim a um atendimento de baixa qualidade. Quando o cliente é tratado bem por alguns colaboradores e tem uma experiência negativa com outros, isso quebra suas expectativas. 

Após um evento negativo, esse cliente pode considerar não entrar no supermercado quando aquele profissional está lá e buscar um novo estabelecimento para fazer as compras.

 

Falta de produtos 

O ser humano possui costumes e, muitas vezes, prefere seguir com esses costumes ao invés de experimentar novas opções, não é verdade? Os clientes não são diferentes. 

Dessa forma, quando nos acostumamos com determinado produto e o encontramos com facilidade, geralmente não importa se há uma promoção da marca concorrente. 

O cliente deseja um produto específico e vai atrás dele. Entretanto, quando há falta desses produtos, isso abre margem para que o cliente procure aquele produto em outro estabelecimento da concorrência. 

Quando isso ocorre várias vezes, gera uma grande insegurança no cliente e o desencoraja de retornar ao seu supermercado.

 

Preços inadequados

Em última análise, o que define se um supermercadista terá mais clientes do que a concorrência são os preços dos produtos que oferece. Se você tem um ponto de venda com preços competitivos, a tendência é atrair mais clientes. 

Infelizmente, algumas flutuações são inevitáveis, como a mudança de uma marca, fornecedores mais caros ou fatores macroeconômicos como crises mundiais ou até mesmo conflitos. 

Entretanto, os preços também podem subir devido a uma desorganização interna, sobre a qual falaremos no final deste conteúdo.

 

Clientes no supermercado: Quais os problemas na estratégia de marketing?

Agora que você entendeu os principais problemas que um supermercado pode ter no estabelecimento em si, podemos falar dos potenciais erros na estratégia de marketing que podem estar atrapalhando a fidelização dos clientes.

 

Falta de integração entre canais

A estratégia omnichannel é uma das mais fundamentais para os supermercadistas a partir de 2024. Afinal, todos os clientes esperam entrar em contato com um negócio por qualquer canal e ser atendidos com qualidade. 

Dessa forma, se seus concorrentes diretos na sua região possuem a estruturação dessas tecnologias, infelizmente o seu negócio será deixado para trás. Afinal, você, supermercadista, sabe que precisa sempre conquistar novos clientes e manter os clientes mais antigos.

Embora os clientes mais antigos possam se acostumar com um canal específico e falar com a empresa apenas por meio daquele canal, os novos clientes podem utilizar múltiplos canais diferentes e esperam que todas as informações e pedidos sejam atendidos com a mesma qualidade.

 

Falta de promoções exclusivas

No varejo, de maneira geral, as promoções exclusivas são fundamentais para garantir que um cliente se mantenha leal a um determinado negócio. O mais comum nos supermercados é oferecer promoções exclusivas para compras com o cartão do estabelecimento, não é verdade? 

Dessa forma, essa é apenas uma das várias formas de criar promoções exclusivas, oferecendo um incentivo a mais para o cliente preferir comprar na empresa ao invés da concorrência.

Além disso, algumas promoções sazonais que sempre mencionamos em nosso blog também são fundamentais para atrair novos clientes.

 

Divulgação ineficiente

Sempre que elaboramos uma estratégia, principalmente de marketing, precisamos saber o quanto essa estratégia é eficiente. 

Uma forma prática e consistente é observar os números das campanhas de marketing que sua empresa está realizando. 

Verifique as informações das redes sociais, resultados de campanhas por panfletos, ROI e outras métricas objetivas sobre a divulgação do seu supermercado. Caso essas métricas apresentem resultados insatisfatórios, é necessário mudar o estilo de divulgação.

 

Clientes no supermercado: Como solucionar todos esses problemas?

Agora que você conhece todos os potenciais problemas que podem estar motivando os clientes a não voltarem para o estabelecimento, podemos falar sobre as soluções para cada um desses problemas. 

Além disso, a melhor parte é que uma única solução pode resolver mais de um problema ao mesmo tempo que citamos anteriormente.

 

Integração omnichannel

A integração omnichannel consiste em unir todos os canais de vendas e comunicação com os clientes, de modo que, independentemente do canal utilizado pelo cliente, a experiência seja satisfatória em todos os aspectos e as informações sejam compartilhadas entre os canais. 

Essa solução resolve o problema da falta de integração entre os canais e ainda melhora o atendimento ao cliente.

 

Treinamentos regulares

Os treinamentos regulares para melhorar a eficiência dos colaboradores e o atendimento ao cliente são vitais para resolver o problema do atendimento inconsistente. Afinal, não basta que os colaboradores do seu supermercado recebam treinamento apenas uma vez. 

Revisite certas práticas para melhorar o atendimento quando ocorrer um episódio negativo, quando atualizar boas práticas ou até mesmo para relembrar os colaboradores de detalhes que podem ser esquecidos devido à correria do dia a dia.

Além disso, treinamentos regulares voltados para a eficiência são fundamentais quando você, supermercadista, está atualizando a tecnologia do seu ponto de venda. O colaborador deve saber usar essas ferramentas para garantir que outros erros não ocorram.

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